Vistos do estado, destroços do foguete chinês caem no Oceano Índico

Uma parte dos destroços do foguete chinês Longa Marcha CZ-5B caiu hoje (9) no Oceano Índico, a oeste das Ilhas Maldivas. As informações são da agência argentina Telam. A queda da peça, de 30 metros de altura e 20 toneladas, foi confirmada pela Agência Espacial chinesa. 

"De acordo com monitoramento e análise, às 10h24 (0224 GMT) de 9 de maio de 2021, o primeiro estágio do foguete 5B Longa Marcha voltou à atmosfera", disse a agência espacial em comunicado.

De acordo com a agência, a maior parte do segmento se desintegrou ao entrar na atmosfera. Havia a expectativa de que o segmento do foguete pudesse cair em alguma parte habitada, causando prejuízos. As autoridades chinesas haviam afirmado que a queda do segmento do foguete representava pouco perigo.

A queda também foi confirmada pelo Comando Espacial dos Estados Unidos, que disse que o segmento entrou na atmosfera pela Península Arábica aproximadamente às 22h15.  

"#USSPACECOM confirma que o chinês #LongMarch5B reentrou na Península Arábica aproximadamente às 10:15 pm EDT em 8 de maio. Não se sabe se os destroços impactaram a terra ou a água”, disse o perfil do comando no Twitter.

O foguete Longa Marcha CZ-5B tem, no total, 57 metros. Ele foi lançado em 29 de abril, com a missão de levar ao espaço o primeiro módulo da nova estação espacial da China. O seu compartimento de carga, na “ponta” do foguete, tem bem menos, cerca de 27 metros e 25 toneladas. O restante do foguete, se desprende do compartimento de carga assim que sua função no lançamento é cumprida. Após o desacoplamento, esses estágios podem voltar à órbita da Terra.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Motorista de Itajaí é preso com arsenal de guerra e mais de meia tonelada de maconha

Na tarde da última terça-feira (09), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil do Rio de Janeiro (CORE) apreenderam através da Operação Égide, um arsenal de guerra e 570 kg de maconha que estavam sendo levados de Itajaí para uma favela no Rio de Janeiro. Foram cerca de 35 pistolas de calibre 9mm, 6 fuzis (sendo 2 calibre 762 e 4 calibre 556), 100 munições...
Continuar lendo...

16 novos casos de Covid foram registrados em Brusque

O boletim epidemiológico divulgado na tarde, deste sábado (02), pela Diretoria de Vigilância em Saúde, apontou que 16 novos casos de Covid-19 foram registrados, em Brusque, nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, a cidade já registrou 29.331 casos. Do total de infectados, 28.855 pacientes estão recuperados. Há 157 casos ativos e 22 em investigação. A cidade tem, no momento, 03 pessoas internadas na...
Continuar lendo...

Missa em Ação de Graças pelo aniversário de Brusque marca a manhã deste domingo

A manhã deste domingo (31), iniciou com a Missa em Ação de Graças pelos 162 anos da cidade de Brusque, na Igreja Azambuja. Participaram do ato solene o Prefeito de Brusque, Ari Vequi, o Vice-prefeito Gilmar Doerner, tenente-coronel Heintje Heerdt, representando a Polícia Militar; subtenente Carlos Rodrigo da Silva, representando o Corpo de Bombeiros, além do secretariado e de diretores da Prefeitura, e ainda, de representantes do poder legislativo...
Continuar lendo...