(VÍDEO) Restante da ponte não foi comprometido, diz engenheiro

Vídeos

Restante da ponte não foi comprometida, diz engenheiro

Passados mais de 10 dias da queda da cabeceira na ponte João Libério Benvenutti, ou ponte do Santos Dumont, a reportagem da Rádio Cidade conversou com um dos engenheiros responsáveis pelo consórcio que executa as obras da margem esquerda da avenida Beira Rio, Cristian Fuchs, para entender as etapas que estão sendo feitas para a reconstrução da ponte.

“Toda a estrutura que está sendo demolida vai ser removida, a laje, a fundação, as vigas e as máquinas estão trabalhando para abrir espaço para que possamos fazer a nova estrutura de apoio que está sendo definida pela prefeitura se será sob estacas, ou terra armada ou qualquer outra estrutura que possa ser utilizado, mas que seja um processo de execução fácil e rápido”, explicou.

Em relação ao restante da estrutura, Cristian disse que técnicos avaliaram e entenderam que não comprometeu. “A superestrutura dela é dividida em três partes, as duas outras, a que está sobre o rio e a que está na sob a margem direita da Beira Rio pelo que avaliamos junto com os técnicos da prefeitura não tem qualquer problema, não comprometeu”.

Outra questão trazida pelo engenheiro é a possibilidade de reaproveitar alguns materiais. “As vigas possivelmente a gente vai desmontar, verificar elas e se tiver que fazer algum reparo, será feito, mas entendo que todas as seis nós vamos poder reutilizar e com isso já ganhamos tempo nessa reconstrução”, afirmou Cristian.

Em relação as datas para liberação o engenheiro disse a reportagem que por enquanto é difícil apontar prazos. “Ainda não tenho como falar em prazos, isso ainda vai ser definido junto com a prefeitura, o que de fato vai ser executado, o que vamos conseguir recuperar  então tem todo um conjunto de questões que temos que avaliar para tentar trazer um prazo mais próximo possível da realidade e claro nesse período teremos chuvas, intemperes, situações que atrapalham um pouco. Sou brusquense, sou da terra e sei o quanto Brusque precisa dessa ponte”

A motivação da queda ainda não é clara para Cristian, conforme ele será no processo de desmonte que essa resposta deve aparecer. “Para o laudo técnico, a gente providenciou um engenheiro especialista em pontes para nos ajudar a entender o que aconteceu. Até agora são opiniões, suposições, vamos descobrir muito bem quando desmontarmos a fundação para sabermos as condições dessa fundação”, concluiu.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Empresário recebe certificado do SIM

Para dar mais segurança ao consumidor que adquire produtos de origem animal, processados de maneira artesanal e industrial, a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, conta com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), instituído pela Lei 3.963/2016. Na manhã desta sexta-feira (7), mais um comerciante do município recebeu seu certificado. O prefeito Ari Vequi realizou a entrega do documento...
Continuar lendo...

Secretaria de Obras realiza operação tapa-buraco em seis ruas

A Secretaria de Obras retomou nesta terça-feira (4) os serviços de tapa-buraco. A ação iniciou pela rua Alberto Knopp, no bairro Souza Cruz, que possui mais de 850 metros de extensão. Além desta via, a equipe também vai realizar reparos no bairro Águas Claras, nas ruas Verônica Jacinto, Guilherme Pavesi, Primeiro de Maio, Augusto Klapoth e Valdir Gerati. Os trabalhos de reparo em pavimentação asfáltica haviam...
Continuar lendo...

Carro furtado é recuperado em Itapema

Policiais rodoviários federais recuperaram na madrugada desta segunda-feira (03) na BR 101 em Itapema/SC, um veículo que havia sido roubado um dia antes em Laguna/SC. O Fiat/Uno placas de Itajaí foi abordado no km 143 da rodovia. Após consultas aos sistemas, os policiais identificaram que o automóvel possuía registro de furto/roubo. O condutor negou envolvimento no crime e disse que havia recebido o carro emprestado de um amigo da família. Ele...
Continuar lendo...