(VÍDEO) Restante da ponte não foi comprometido, diz engenheiro

Vídeos

Restante da ponte não foi comprometida, diz engenheiro

Passados mais de 10 dias da queda da cabeceira na ponte João Libério Benvenutti, ou ponte do Santos Dumont, a reportagem da Rádio Cidade conversou com um dos engenheiros responsáveis pelo consórcio que executa as obras da margem esquerda da avenida Beira Rio, Cristian Fuchs, para entender as etapas que estão sendo feitas para a reconstrução da ponte.

“Toda a estrutura que está sendo demolida vai ser removida, a laje, a fundação, as vigas e as máquinas estão trabalhando para abrir espaço para que possamos fazer a nova estrutura de apoio que está sendo definida pela prefeitura se será sob estacas, ou terra armada ou qualquer outra estrutura que possa ser utilizado, mas que seja um processo de execução fácil e rápido”, explicou.

Em relação ao restante da estrutura, Cristian disse que técnicos avaliaram e entenderam que não comprometeu. “A superestrutura dela é dividida em três partes, as duas outras, a que está sobre o rio e a que está na sob a margem direita da Beira Rio pelo que avaliamos junto com os técnicos da prefeitura não tem qualquer problema, não comprometeu”.

Outra questão trazida pelo engenheiro é a possibilidade de reaproveitar alguns materiais. “As vigas possivelmente a gente vai desmontar, verificar elas e se tiver que fazer algum reparo, será feito, mas entendo que todas as seis nós vamos poder reutilizar e com isso já ganhamos tempo nessa reconstrução”, afirmou Cristian.

Em relação as datas para liberação o engenheiro disse a reportagem que por enquanto é difícil apontar prazos. “Ainda não tenho como falar em prazos, isso ainda vai ser definido junto com a prefeitura, o que de fato vai ser executado, o que vamos conseguir recuperar  então tem todo um conjunto de questões que temos que avaliar para tentar trazer um prazo mais próximo possível da realidade e claro nesse período teremos chuvas, intemperes, situações que atrapalham um pouco. Sou brusquense, sou da terra e sei o quanto Brusque precisa dessa ponte”

A motivação da queda ainda não é clara para Cristian, conforme ele será no processo de desmonte que essa resposta deve aparecer. “Para o laudo técnico, a gente providenciou um engenheiro especialista em pontes para nos ajudar a entender o que aconteceu. Até agora são opiniões, suposições, vamos descobrir muito bem quando desmontarmos a fundação para sabermos as condições dessa fundação”, concluiu.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Covid 19: 76 novos casos da doença foram registrados em Brusque nas últimas 24h

O novo boletim epidemiológico divulgado pela Diretoria de Vigilância em Saúde no fim da tarde desta segunda-feira (03) indica que a cidade de Brusque soma 22.028 casos confirmados de Covid-19 desde o início  da pandemia. Nas últimas 24 horas, foram notificadas 76 novas ocorrências da doença no município. Do total de infectados, 21.257 pacientes estão recuperados. Há 542 casos ativos e 09 em...
Continuar lendo...

Prefeitos da região assinam carta em apoio a Carlos Moisés

O Deputado Jerry Comper entregou nesta segunda-feira (03) na Casa d’Agronômica uma carta de apoio ao Governador Carlos Moisés com 47 assinaturas de prefeitos e vice-prefeitos do MDB do Vale do Itajaí e de outras localidades de Santa Catarina. O prefeito de Brusque Ari Vequi, o prefeito de Botuverá, Alcir Merizio e vice-prefeito Valmor Costa e também de Nova Trento, Tiago Dalsasso, também assinaram a carta.   “Estamos reiterando nosso...
Continuar lendo...

Bolsonaro defende liberdade e cogita decreto de livre circulação

Em discurso hoje (5) em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro falou sobre as manifestações ocorridas no 1º de maio – Dia do Trabalho – e sobre o que chamou de “decretos subalternos” – leis estaduais e municipais que restringem a livre circulação de pessoas durante a pandemia de covid-19. "Nas ruas, já se começa a pedir, por parte do governo, que se baixe um decreto. Se eu...
Continuar lendo...