CAPSi para crianças e adolescentes é inaugurado em Brusque

A Prefeitura de Brusque inaugurou na tarde desta segunda-feira (3) o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi). O espaço vai servir para atendimento voltado à saúde mental de crianças e adolescentes.

A estrutura fica localizada na Rua Olimpio de Souza Pitanga, bairro Jardim Maluche, em Brusque. Trata-se de uma casa, com amplo espaço e cujo valor da locação é de R$ 394 mil, pouco mais de R$ 6 mil mensais.

“A ideia era de ter pego um local como uma casa, para que a pessoa se sinta acolhida em uma residência e não em uma clínica hospitalar ou ambiente assim. Aqui é para que a criança ou adolescente venha e sinta que é um puxadinho da casa dele”, disse a coordenadora de saúde mental da Secretaria de Saúde, Inajá Gonçalves.

O secretário acata pedido feito pelo Ministério Público para que se preste atendimento a crianças e adolescentes que precisam deste tipo de apoio. 

“A Prefeitura saiu buscando o imóvel, conversando com os proprietários. Este imóvel acolheu toda as reinvindicações, tudo o que precisava ser mudado, com consultórios específicos, sanitários, áreas de lazer, espaço físico abrangente e a área de acolhimento multidisciplinar”, pontuou

O prefeito Ari Vequi disse a entrada em funcionamento do nov serviço busca atacar um problema que tem crescido com a pandemia, que são as questões relacionadas à saúde mental. Um problema que precisa ser enfrentado desde cedo.

“Precisamos ter toda uma equipe de assistência social, atendentes, enfermeiros e médicos, para que possam atender as crianças e jovens. Porque se não conseguirmos atender eles nessa idade, dificilmente conseguiremos recuperar mais para frente, quando se tornarem adultos”, pontuou.

O CAPSi já está atendendo. O expediente é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. São quatro equipes com profissionais da área médica (psicológica e psquiquiatrica), além de enfermeiros e assistenets sociais.

Dúvidas ou Sugestões