Lote de 220 mil doses da vacina do Covax Facility chega ao Brasil

Um lote com 220 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca, contra a covid-19, chegaram hoje (1º) por volta das 17 horas no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP). Os imunizantes foram importados por intermédio do consórcio Covax Facility, coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esse é o primeiro de três lotes que deverão chegar até o final do domingo no país. Amanhã (2), duas novas remessas desse imunizante, também obtidos pelo Covax Facility, chegarão a São Paulo, com mais 3,8 milhões de doses. Com isso, completam-se os quatro milhões de doses previstos para maio, anunciados pelo Ministério da Saúde.

Covax Facility é uma aliança internacional da OMS que tem como principal objetivo acelerar o desenvolvimento e a fabricação de vacinas contra a covid-19 e garantir acesso igualitário à imunização. Além da OMS, fazem parte do grupo a Coalizão para Promoção de Inovações em prol da Preparação para Epidemias (CEPI), a Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (Gavi), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

O Brasil tem direito a receber 10,5 milhões de doses do consórcio. Em março, já foram enviadas ao país um total de 1 milhão de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, cujos lotes foram fabricados na Coreia do Sul pelo laboratório BK Bioscience.

De acordo com a Opas, as vacinas AstraZeneca recebidas são do mesmo tipo que as produzidas em solo brasileiro pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “É um produto seguro e de qualidade, tendo aprovação para uso emergencial tanto da OMS quanto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)”, destacou a organização, em nota.

Após o desembarque, os imunizantes foram levados à Coordenação de Armazenagem e Distribuição Logística de Insumos Estratégicos para a Saúde (Coadi) do Ministério da Saúde, em Guarulhos. As vacinas, agora, serão distribuídas conforme o Plano Nacional de Vacinação (PNI).

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Homem com mandado de prisão ativo vai fazer documentos no IGP e é preso

Na sexta-feira (07) por volta das 13h44min, a Polícia Militar recebeu uma ligação do Instituto Geral de Perícias (IGP), informando que um homem foi até o local confeccionar um documento e ao ser verificado no sistema constava mandado de prisão ativo para o mesmo. Uma guarnição foi até o local e abordou o suspeito, ao ser realizada a consulta no sistema foi confirmado que o mesmo estava com o mandado de prisão em...
Continuar lendo...

(Vídeo) Queda de bicicleta na escadaria da Matriz deixa adolescente gravemente ferido

Um adolescente caiu de bicicleta na tarde desta sexta-feira (14), na escadaria da igreja matriz São Luiz Gonzaga, no Centro de Brusque. O acidente aconteceu por volta das 17h30. Um grupo de jovens estava no local e um deles tentou descer as escadas de bicicleta, quando acabou caindo. O Corpo de Bombeiros foi acionado e o jovem foi encontrado inconsciente, segundo informações de testemunhas no local. O menor foi imobilizado e levado, já consciente, ao...
Continuar lendo...

Campanha de Vacinação contra a Gripe inicia grupo 2 nesta terça-feira (11)

Começa nesta terça-feira (11), a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza de 2021. Neste ano, a imunização contra a gripe ocorre nas Unidades Básicas de Saúde, que estarão abertas, inclusive, no próximo sábado, dia 15, para o chamado “Dia D” da mobilização. São contemplados nesta etapa os idosos de 60 anos ou mais e os professores, num contingente populacional...
Continuar lendo...