Falta de qualificação dificulta preenchimento de vagas no Sine

Apesar de ter disponibilizadas mais de 500 vagas de emprego na cidade de Brusque, o Sine (Sistema Nacional de Emprego) tem verificado um grande problema na hora de as empresas contratarem: a falta de qualificação. A informação foi dada à Rádio Cidade pelo diretor do órgão em Brusque, Waldir da Silva Neto.

Segundo ele, já há ações em andamento no sentido de proporcionar aos cidadãos desempregados a capacitação. Neto citou exemplo da área têxtil, em Brusque, principalmente à ligada às confecções com a qualificação de mão de obra na costura.

Tratativas estão sendo feitas, ainda de acordo com o diretor do Sine, em nível estadual. Um Conselho Estadual de Emprego e Renda será criado e permitirá a realocação de recursos para este fim.

“Vamos ver quais são as demandas de qualificação na região e oferecer cursos de qualificação nessa área”, pontuou durante o programa Rádio Revista Cidade desta segunda-feira (26).

Ele lembra que o Sine atua meramente como um intermediador para as vagas. Não é o órgão que define os requisitos para a contratação, como experiência e qualificação.

“Não é o Sine que está exigindo a experiência. É o empregador. Tem vagas que exige experiência e outras que o empregador está dando a oportunidade. Estamos com mais de 20 vagas para técnico em enfermagem, por exemplo”, frisou ele.

Neto informou, ainda, que os dirigentes dos Sines de cidades da região estão trabalhando pra montar ações em parceria. A proximidade entre elas e o fato de que muitas pessoas se deslocam de uma para a outra para trabalhar requer essa atuação em conjunto, bem como de cidades que não possuem o serviço. A ideia partiu da unidade de Nova Trento e já está ganhando corpo.

"Estuda-se que façamos uma reformulação da divisão dos Sines e que esses oito muncipios, como era a antiga SDR, passem a fazer parte de um grupo. Ai estudamos qual cidade será a sede dessa microrregião", frisou ele.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Guabiruba tem 37 casos ativos de Covid-19 no momento

A Prefeitura de Guabiruba informou na tarde desta segunda-feira (26), o Boletim Epidemiológico relacionado ao coronavírus. Foram registrados oito casos novos, sendo duas mulheres e seis homens. Ao total, Guabiruba registra 3349 casos de Covid-19, destes, 3275 estão recuperados e 37 estão ativos. O Centro de Triagem detectou 1 suspeito. No total Guabiruba possui 5 cidadãos internados: dois na enfermaria e três na UTI de Brusque. Até agora,...
Continuar lendo...

Críticas do MDB à administração nas redes sociais esquentam o clima na Câmara de Guabiruba

As redes sociais foram protagonistas dos assuntos trazidos durante a sessão da Câmara de Vereadores de Guabiruba na noite desta terça-feira (27). O presidente, Cristiano Kormann (Progressistas), ressaltou na sua fala a indignação com as publicações feitas pelo partido MDB Guabiruba em seu Instagram, principalmente em relação às obras da ponte pênsil da Cristalina e da qualidade da água. Na obra da ponte, a...
Continuar lendo...

Em jogo equilibrado, Brusque joga melhor, vence e avança para as semifinais

Entrando em campo com a vantagem de um empate, o Brusque recebeu o Joinville, nesta quarta-feira (28). A partida foi o jogo de volta nas quartas de final do Catarinense 2021 e teve a classificação do Desde os primeiros minutos as duas equipes buscavam a vitória. Em um jogo aberto, o time de Jerson Testoni já pressionava pela bola no início da partida. Foi o Joinville quem criou a primeira chance, logo aos 2 minutos com cobrança de escanteio, afastada...
Continuar lendo...