Novas restrições esportivas passam a valer a partir de hoje

Nesta semana a Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou uma série de medidas juntamente com a Fesporte, definindo as regras para o retorno das atividades esportivas no Estado. O documento unifica as medidas que devem ser tomadas e detalha quais modalidades podem ser praticadas conforme a situação de risco no Estado. De acordo com a portaria, três divisões de práticas esportivas foram feitas: de alto rendimento, de participação e lazer e de caráter educacional. Todas foram divididas em quatro grupos.

Na situação de risco grave, passam a valer as seguintes regras:

a) Esporte de rendimento competição - permitidas as modalidades do grupo I (outdoor) e proibidas as modalidades do grupo I (indoor) e grupos II, III e IV, exceto equipes de competição em nível nacional, quando autorizadas pela Fesporte; Treinamento - permitidas as modalidades dos grupos I, II e III (outdoor e indoor) e proibidas as modalidades do grupo IV. O treinamento das modalidades do grupo II deve ser realizado de forma individualizada em treinos técnicos sem contato físico entre os participantes. Permitido o treinamento das equipes de competição a nível nacional para todos os grupos, quando autorizados pela Fesporte.

b) Esporte de participação e lazer competição - permitidas as modalidades do grupo I (outdoor) e proibida as modalidades do grupo I (indoor) e grupos II, III e IV; prática - permitidas as modalidades do grupo I, II, III e IV em ambientes externos (outdoor) e permitidas as modalidades do grupo I e III indoor (ambientes internos) com limite de 50% da capacidade operativa do estabelecimento.

c) Esporte educacional competição - proibidas as modalidades de todos os grupos; treinamento - permitidas as modalidades do grupo I, II, III e IV em ambientes externos (outdoor) e permitidas as modalidades do grupo I e III indoor (ambientes internos) com limite de 50% da capacidade operativa do ambiente de ensino.

Grupos:

Grupo I: Modalidades individuais sem contato direto: os praticantes permanecem afastados uns dos outros de maneira que não haja contato físico entre eles em nenhum momento da atividade, tais como atletismo, canoagem, ciclismo, golfe, ginástica, xadrez, bocha, tênis de mesa, etc.

Grupo II: Modalidades individuais com contato direto: os praticantes exercem a atividade de modo que exista contato físico entre eles, caracterizando-se por um contato eventual ou contínuo, tais como boxe, capoeira, jiu jitsu, judô, MMA, muaythai, karatê, taekwondo, etc.

Grupo III: Modalidades coletivas: praticantes exercem a atividade em grupo, caracterizando-se por duplas, trios, ou times com dois ou mais integrantes com pouco contato, tais como beach tênis, punhobol, remo, tênis de mesa em duplas, badminton em duplas, bocha em duplas, vela, etc.

Grupo IV: Modalidades coletivas: praticantes exercem a atividade em grupo, caracterizando-se por duplas, trios, ou times com dois ou mais integrantes com contato intenso, tais como basquetebol, futevolei, voleibol, vôlei de praia, beach soccer, futebol amador, futebol americano, futebol sete, futsal, handebol, etc.

 

 

 

 

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Saiba o que é o Conselho da Comunidade da Unidade Prisional de Brusque

Com o intuito de esclarecer mais sobre o trabalho do Conselho da Comunidade, o presidente, Norival Fischer e o conselheiro, o advogado Guilherme Schiochet concederam entrevista a Rádio Cidade. Eles explicaram sobre as atribuições desse conselho que foi instituído por lei federal, desde a inauguração da Unidade Prisional Avançada de Brusque em 2009. Fischer, explica as principais funções e a formação do conselho....
Continuar lendo...

Rua Alberto Pretti vai ser interditada para obras na próxima segunda-feira (19)

Na próxima segunda-feira (19) a rua Alberto Pretti vai ser interditada para a realização de obras, o fechamento ocorre das 13h30 às 17h30. Os moradores da localidade devem ficar atentos, já que parte da via vai estar fechada para o trânsito. O local vai receber a concretagem de um muro, vão ser utilizados 26 metros cúbicos de concreto, 31 metros lineares. A secretária municipal de Infraestrutura Estratégica, Andrea...
Continuar lendo...

Sine poderá ter unidade itinerante atendendo nos bairros

Pessoas que precisam dos serviços do Sistema Nacional do emprego (Sine), como orientações sobre vagas de trabalho encaminhamento de seguro-desemprego, poderão dispor desse atendimento nos próprios bairros em que residem. A proposta de criação de uma unidade do órgão que visite as comunidades foi apresentada nesta sexta-feira pelo diretor estadual do SINE, Diego Goulart, durante visita à prefeitura de Brusque. O encontro,...
Continuar lendo...