Governadora sanciona lei que isenta impostos sobre compra de vacinas contra Covid-19

A governadora Daniela Reinehr sancionou na tarde desta terça-feira, 13, uma lei que isenta do pagamento de ICMS as importações de vacinas e insumos para a fabricação de imunizantes contra a Covid-19 em Santa Catarina. A assinatura ocorreu ao lado do deputado estadual Milton Hobus, proponente da legislação. Com a sanção, Santa Catarina se torna o primeiro Estado da federação a zerar os impostos para compras do tipo.

Segundo a chefe do Executivo estadual, a legislação tem por objetivo auxiliar municípios e o próprio Governo do Estado quando houver a possibilidade de compra dos imunizantes. Há cerca de um mês, o presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que permite a compra por estados e prefeituras. 

“No momento, as vacinas estão sendo garantidas pelo Governo Federal, porém essa lei assegura isenção quando ocorrer a compra pelo Governo do Estado ou pelos municípios. Trabalhamos em parceria com a Assembleia Legislativa para que não haja qualquer tipo de impeditivo para a chegada de mais vacinas. A priorização da vida é essencial e essa iniciativa vai nessa direção”, aponta a governadora. 

O deputado Milton Hobus conta que o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) aprovou recentemente medida autorizando a isenção para vacinas e insumos, porém cada Estado precisava aprovar a sua própria legislação. As vacinas têm alíquota de 17%, e com a lei a taxa fica zerada.

“Santa Catarina toma a frente nesse processo. Essa é uma medida pensando no médio e no longo prazo. Não faz sentido cobrar imposto sobre algo que salva vidas. O principal beneficiário dessa lei será a própria população”, conta o parlamentar.

Dúvidas ou Sugestões

Estado recebeu 29,6 mil doses da Coronavac

Mais uma remessa de 29,6 mil doses da vacina contra a Covid-19 chegou a Santa Catarina na manhã deste sábado, dia 1º de maio. São 29,6 mil imunizantes do laboratório Sinovac/Butantan. As doses chegaram por volta das 10h no aeroporto de Florianópolis. De lá, foram encaminhadas para a Central Estadual de Rede de Frio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC), em São José, para a conferência e...
Continuar lendo...

Acidente com ponte Santos Dumont não deixou vítimas

Informações do Corpo de Bombeiros de Brusque indicam que não houve feridos no acidente da noite desta quarta-feira (21), quando a cabeceira da ponte caiu. No momento do acidente, três carros estavam no local no momento. Apesar do risco, o incidente na ponte Libério Benvenutti, chamada Ponte do Santos Dumont, próximo da empresa Bilu, as quatro pessoas que estavam nos veículos conseguiram sair carros. Segundo o relato, elas foram caminhando...
Continuar lendo...

Brusque encerra preparação para o primeiro jogo das quartas de final

O Brusque realizou neste sábado (24), o último treino visando o compromisso deste domingo (25) diante do Joinville, pelo jogo de ida das quartas de final do Catarinense, às 16h na Arena Joinville. A Comissão Técnica após finalizar resolveu não divulgar a lista dos relacionados. O técnico Jerson Testoni teve pouco tempo para preparar o time, isso devido à partida da última quarta-feira (21), contra o Prospera que aconteceu...
Continuar lendo...