Federação Catarinense de Futebol completa 97 anos de fundação

A entidade máxima do futebol em Santa Catarina, esta de aniversario nesta segunda-feira (12), são 97 anos de história da Federação Catarinense. E devido a pandemia a entidade resolveu cancelar todas as festividades desse ano.

Hoje a Federação está com sua sede localizada na cidade de Camboriú, mas nem sempre foi ali. A primeira sede da entidade foi Colégio Catarinense, em Florianópolis, mas daquela data pra cá a Federação mudou de local por 12 vezes na capital e mais três em Balneário Camboriú, até quem em 2008 foi construída a sua sede própria.

O comando da entidades teve 17 presidentes, sendo o primeiro Luiz Alves de Souza, que dirigiu a entidade de 1924 a 1927, e o atual Rubens Angelotti e que foi eleito presidente para mandato de 2019 a 2023. Mas vale se destacar o presidente Delfim Pádua Peixoto Filho que ficou mais tempo na entidade, com um total de 31 anos. Ele faleceu em 2016, quando era o presidente da FCF, no trágico acidente aéreo da Chapecoense.

No quesito aos times, o clube filiado mais antigo em atividade é o Carlos Renaux, fundado antes mesmo da Federação Catarinense de Futebol. A equipe de Brusque foi fundada no dia 14 de setembro de 1913, ainda com o nome de Sport Club Brusquense. A partir de 1944 a equipe passou a se chamar Clube Atlético Carlos Renaux. Inclusive no ano passado o clube voltou ao futebol profissional na Série C do Campeonato Catarinense e conquistou o acesso para a Série B

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões