Receita Federal adia o prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda

A Receita Federal publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira(12), a Instrução Normativa RFB nº 2.020, de 9 de abril de 2021 que alterou o prazo final de entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda das Pessoas Física referente ao exercício 2021, ano calendário, 2020, do dia 30 de abril para o dia 31 de maio de 2021.

Importante destacar que, apesar da prorrogação do prazo, o cronograma de pagamento das restituições permanece o mesmo. Portanto, quanto antes for enviada a declaração, mais cedo o cidadão receberá a sua restituição de imposto de renda.

Em razão do adiamento, o cidadão que deseje pagar o imposto via débito automático desde a 1ª cota deverá solicitá-lo até o dia 10 de maio. Quem enviar a declaração após esta data deverá pagar a 1ª cota por meio de DARF, gerado pelo próprio programa, sem prejuízo do débito automático das demais cotas.

Para aqueles que não optarem pelo débito automático, os DARFs de todas as cotas poderão ser emitidos pelo programa ou pelo Extrato da Declaração, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), acessado através do site da Receita Federal em www.gov.br/receitafederal.

Também foram prorrogados para 31 de maio de 2021 os prazos de entrega da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País, assim como, o vencimento do pagamento do imposto relativo às declarações.

As prorrogações foram promovidas como forma de suavizar as dificuldades impostas pela pandemia do Coronavírus. A medida visa proteger a sociedade, evitando que sejam formadas aglomerações nas unidades de atendimento e demais estabelecimentos procurados pelos cidadãos para obter documentos ou ajuda profissional. Assim, a Receita Federal contribui com os esforços do Governo Federal na manutenção do distanciamento social e diminuição da propagação da doença.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Guabiruba registra 37ª vítima associada ao Coronavírus

A Secretaria de Saúde de Guabiruba divulgou na manhã desta sexta-feira (30), mais um óbito relacionado ao coronavírus. Trata-se de um homem de 50 anos que faleceu na última quinta-feira (29). Os primeiros sintomas foram no dia 23 de março. No dia 03 de abril foi internado no Hospital Azambuja e no dia 06 de abril, transferida para UTI. O paciente não tinha histórico de comorbidades. Guabiruba agora chega ao número de 37...
Continuar lendo...

AmpeBr se reúne com representantes do Sebrae/SC e da Father

Diretores da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) estiveram reunidos na terça-feira, 4 de maio, com representantes do Sebrae/SC e da empresa Father, parceira das edições anteriores da Rodada Internacional de Negócios. Na oportunidade foram feitas as definições do projeto desenvolvido em parceria que irá capacitar as empresas interessadas em realizar exportação neste...
Continuar lendo...

Quatro guabirubenses permanecem internados na UTI

A prefeitura de Guabiruba divulgou na tarde desta quinta-feira (15), o novo boletim epidemiológico do Covid-19. Nas últimas 24 horas foram registrados 24 novos casos da doença.  Os novos casos foram realizados através teste Antígeno e teste rápido, sendo 14 mulheres e 10 homens. Ao total, Guabiruba registra 3302 casos de Covid-19, destes, 3216 estão recuperados e 51 estão ainda ativos. O Centro de Triagem não detectou novos...
Continuar lendo...