Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda

O Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de saúde começam nesta segunda-feira (12) a campanha de vacinação contra a gripe. Além de evitar complicações decorrentes da gripe causada pelo vírus, a vacinação ganha uma outra importância no momento.

Com diversos estados com leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) lotados e filas de espera em função da pandemia do novo coronavírus, a iniciativa também é importante para evitar uma sobrecarga nos sistemas de saúde.

O público estimado pelo ministério é de 79,7 milhões de pessoas e o objetivo é vacinar pelo menos nove em cada dez pessoas dos grupos prioritários.

Os grupos serão organizados para vacinação em três etapas. Os dias de mobilização, chamados de dias D, serão definidos em cada município pela Secretaria de Saúde local.

Os grupos prioritários são:

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

- Gestantes;

- Puérperas;

- Povos indígenas;

- Trabalhadores de saúde;

- Pessoas com 60 anos ou mais;

- Professores;

- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis;

- Pessoas com deficiência permanente;

- Forças de segurança, de salvamento e armadas;

- Caminhoneiros;

- Trabalhadores do transporte coletivo de passageiros;

- Funcionários trabalhando em prisões e unidades de internação;

- Adolescentes cumprindo medidas socioeducativas em unidades de internação;

- População privada de liberdade.

Covid-19

O Ministério da Saúde não recomenda que seja feita a aplicação das vacinas contra a covid-19 e contra a influenza conjuntamente. A pasta recomenda que as pessoas que estiverem nos grupos prioritários procurem se vacinar antes contra a covid-19. Especialistas recomendam pelo menos uma diferença de 14 dias entre uma e outra.

Dúvidas ou Sugestões

Hang aceita encontro presencial com Lula

O empresário Luciano Hang protocolou na 2ª Vara Cível de Navegantes, nesta segunda-feira, 19, uma petição para que a audiência judicial movida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra o empresário seja realizada no formato presencial. A solicitação é para que audiência aconteça na Comarca de Navegantes (SC), onde o processo está tramitando e trata-se da resposta ao questionamento da...
Continuar lendo...

Prefeitura investe mais de R$ 250 mil em obras de drenagem no Cedro Alto

A Secretaria de Obras concluiu as obras de drenagem nas ruas Valentim Veneri e Vicente Kohler, no bairro Cedro Alto. Além da situação de recorrentes alagamentos, no local haviam, também, pontos de esgoto a céu aberto. O investimento é de R$ 273.922. Na rua Valentim Veneri foram utilizados 135 tubos de 1,2 metros; 132 tubos de 1,5 metros, 25 tbos de um metro, 25 tubos de 80 centímetros, além de 64 tubos de 30 centímetros e outros...
Continuar lendo...

Brusque chama profissionais de saúde para Vacinação

A Secretaria de Saúde de Brusque, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, informa a todos os profissionais de saúde ainda não contemplados com a Vacina contra a COVID-19 que está aberto o agendamento a este grupo prioritário no site  https://agendamentos.smsbrusque.sc.gov.br. No dia da vacina, deve ser apresentado comprovante de residência, cartão do SUS e carteira do respectivo conselho. São considerados...
Continuar lendo...