Justiça derruba autorizações para importação privada de vacinas

O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador Ítalo Fioravante Sabo Mendes, decidiu hoje (7) suspender as decisões que autorizaram entidades particulares a importar vacinas contra a covid-19. O magistrado aceitou recurso protocolado pela União e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

As decisões foram proferidas pelo juiz Rolando Valcir Spanholo, da 21ª Vara Federal de Brasília, a partir de pedidos de sindicatos e outras entidades. Para o juiz, as entidades da sociedade civil podem fazer a compra direta de imunizantes, sem a obrigatoriedade de doação para o Sistema Único de Saúde (SUS), conforme determina a legislação. 

Ao decidir a questão, o desembargador Ítalo Fioravante entendeu que o Judiciário não pode interferir na política pública realizada pelo Poder Executivo. 

“Não se apresenta, assim, com a licença de posicionamento diverso, como juridicamente admissível ao Poder Judiciário que, como regra geral, ao exercitar o controle jurisdicional das políticas públicas, possa interferir, decisivamente, na sua formulação, execução e/ou gestão, quando inexistentes seguros elementos de convicção aptos a configurar a ilegalidade ou inconstitucionalidade na atuação do Poder Executivo", argumentou. 

De acordo com o Artigo 2º da Lei 14.125/21, pessoas jurídicas de direito privado podem comprar vacinas que tenham obtido liberação emergencial pela Anvisa, mas são obrigadas a doar os imunizantes para o SUS.

Dúvidas ou Sugestões

“Fizemos um primeiro tempo, na minha leitura, perfeito” afirma Testoni

Após a vitoria contra o Hercílio Luz na sábado (10) por 2 a 1 pela 9º rodada do Campeonato Catarinense o técnico do Brusque FC, Jerson Testoni, fez uma avaliação da partida. Conforme ele, o primeiro tempo foi muito satisfatório, diferente da etapa complementar. “Nosso primeiro tempo foi muito positivo, um dos melhores desse ano, onde criamos várias oportunidades, se tivesse ficado 4, 5 a 0 sairia barato, pelo nível de...
Continuar lendo...

Cinco guabirubenses permanecem internados na UTI

Conforme dados coletados da Vigilância Epidemiológica de Guabiruba, o município já registrou 3255 casos de Covid-19, destes, 3152 estão recuperados e 69 estão ainda ativos. O Centro de Triagem não detectou novos casos suspeitos. No total, Guabiruba possui oito cidadãos internados em Brusque: três na enfermaria e cinco na UTI. Até agora, Guabiruba possui 34 óbitos pelo vírus, 1.857 cidadãos já...
Continuar lendo...

Quinta-feira de tempo instável em todas as regiões

A quinta-feira (8) será de tempo instável na região de Brusque. De acordo com a Epagri ciram, o sol aparece de forma tímida, mas a chuva deve dar o tom durante a maior parte do dia. Chove, principalmente e de forma mais intensa, no final do dia. A temperatura mínima fica na casa dos 17ºC e a máxima em 28ºC. Nas demais regiões do estado, sol. we poucas nuvens no Oeste e Meio-Oeste. Do Planalto ao Litoral, nebulosidade...
Continuar lendo...