Samae estuda aquisição de gerador de cloro

Com o objetivo de trazer mais qualidade ao seu processo de tratamento, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque estuda a aquisição de um equipamento chamado Gerador de Cloro.

O maquinário, utilizado atualmente em diversas empresas de saneamento, tem como objetivo eliminar a necessidade de dosagem de cloro tradicional, substituindo pelo que é obtido por meio de água, sal e eletricidade. O processo conhecido por eletrólise traz diversos benefícios, tanto para o resultado do tratamento, quanto para as pessoas envolvidas.

Durante o início desta semana, o diretor-presidente do Samae Brusque, Luciano Camargo; acompanhado do químico do Samae, Ricardo Bortolotto, conheceu em detalhes o funcionamento dos geradores de cloro, em uma reunião com representantes do Grupo Hidrogeron, que fornece soluções para empresas de saneamento e indústria em geral.

“Agora o próximo passo é conhecer e conversar com outras companhias que usam esse aparelho para saber mais sobre benefícios, custos, e se realmente é viável para a nossa realidade”, enfatiza Camargo.

O gestor comenta, ainda, que a diminuição de custos e o aumento da segurança operacional, aliado à eficiência dos geradores, podem ser os fatores decisivos para a aquisição.

“O servidor deixa de ter contato com um produto químico perigoso, e também reduz a aplicação de alcalinizantes em até 60%, o que é muito importante. Além de termos menos produtos na água, cria-se um ciclo de economia para o Samae, que não precisa mais arcar com a compra de certas substâncias”, salienta.

O cloro gerado por eletrólise possui, ainda, o benefício de ter uma maior oxidação do que o hipoclorito de sódio, substância utilizada atualmente. Isto significa que a decomposição de matérias orgânicas durante o processo de tratamento de água se torna muito mais eficaz.

 

Outros benefícios

 

Estabilidade residual em pontas de rede;

Oxidação de ferro e manganês, que causa ocorrências de água turva;

Redução de passivos ambientais e trabalhistas;

Reduz odores na ETA;

Redução de custos diretos e indiretos.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Covid-19 - Brusque registra mais um óbito, são 206 desde o início da pandemia

A vigilância em saúde divulgou na tarde deste domingo (11) o mais recente boletim epidemiológico da COVID-19 em Brusque. 32 novos casos da doença foram registrados, sendo que o total desde o início da pandemia é de 20.697. O número de recuperados é de 20.063. A cidade registra 428 casos ativos e 12 exames aguardam laudos. 20 pacientes estão internados em enfermaria e outros 17 na Unidade de Terapia Intensiva...
Continuar lendo...

Motociclista atropela e foge do local

No começo da manhã deste domingo (11) por volta das 06h10 a guarnição dos Bombeiros Militares deslocou-se para prestar auxílio a um acidente de trânsito na rua Augusto Bretzke, no bairro Planície Alta, em Guabiruba. Tratava-se de um atropelamento; no local a guarnição encontrou a vítima, um homem de 34 anos, que apresentava uma fratura de clavícula esquerda e laceração com hemorragia no...
Continuar lendo...

Ciro Roza: “Tu não vais ver nunca eu junto com o Ari Vequi, pois o povo vai dizer: dois safados”

O ex-prefeito de Brusque, Ciro Marcial Roza (Pode), voltou a falar sobre sua desavença política com o atual prefeito, Ari Vequi (MDB). As colocações foram feitas durante entrevista ao programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade, desta sexta-feira (9). Na ocasião, ele falou sobre o resultado da eleição do ano passado, obras não realizadas pelo atual governo e seu futuro político. A frase que intitula esta...
Continuar lendo...