Secretaria da Saúde homenageia servidores

A data de 07 de abril é reconhecida em todo o planeta como Dia Mundial da Saúde. E, em Brusque, cuidar da saúde do cidadão é uma das mais importantes prioridades. Todos os dias, cerca de 880 servidores da Secretaria Municipal de Saúde dedicam seus esforços em prol do bem-estar e da melhor qualidade de vida para a comunidade. São médicos, dentistas, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, técnicos em enfermagem, entre tantos outros profissionais.

“Muitas vezes só lembrado e valorizado no momento que surge a necessidade de se recorrer a ele, o profissional de saúde é incansável. E ainda mais, nessa pandemia, tem demonstrado toda a sua força e garra em busca de, a cada dia, melhorar a qualidade da saúde dos nossos moradores. Por isso, neste Dia Mundial da Saúde, queremos agradecer e cumprimentar a todos os nossos servidores”, destaca o Prefeito, Ari Vequi.

 

Atenção Básica é porta de entrada do cuidado

 

A área da atenção básica é considerada a porta de entrada do cuidado no serviço público de saúde. Em Brusque, ela compreende um total de 34 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), que atuam em 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS). E abrange, ainda, o “Melhor em Casa”, programa de visita domiciliar aos acamados com patologias como AVC, trauma, e os que necessitam de cuidados paliativos. A chamada “atenção primária” reúne, sozinha, mais de 50% do quadro funcional da Secretaria de Saúde, com uma média de 470 servidores, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde e profissionais de serviços gerais.   

 

Ampla Rede Especializada

 

Mas, além disso, a Secretaria de Saúde disponibiliza ainda, uma ampla estrutura especializada que reúne: três Centros de Atenção Psicossocial (os CAPS i, II e AD), ambulatório de saúde mensal, policlínica, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Clínica da Mulher, Pronto-Atendimento (durante a pandemia, instalado nas UBS da Limeira e do Maluche), Centro de Triagem, Vigilâncias em Saúde (Epidemiológica, Sanitária e o Programa de Combate a Dengue). Ha, ainda, os serviços especializados: de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (SAVS), o SAMU, as Academias da Saúde e Fisioterapia. E ainda, as farmácias básica e excepcional, Central de Transportes, o Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e o Posto de Coleta de Leite Humano.

 

Desafios da Pandemia

 

A pandemia do novo coronavírus exigiu, a partir de março de 2020, muitos esforços e realinhamentos nas rotinas de trabalho da Secretaria de Saúde. Para atender a demanda gerada pela doença, e garantir atendimento de qualidade e seguro para usuários e trabalhadores da rede municipal, todos os atendimentos a pacientes com sintomas de Covid-19 foram concentrados no Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios (CT), instalado no Pavilhão da Fenarreco, local onde atuam no momento 72 servidores.

Ainda no Pavilhão de ações e estruturas para o combate à Covid 19, há, em Brusque, dois Centros de Vacinação: o CV 1, na UNIFEBE e o CV 2, na Vila Schlosser, local onde além disso se desenvolve a modalidade de vacinação drive-thru. Já os pacientes com outras demandas, estão sendo atendidos em duas UBS que foram adaptadas para atuar como Pronto-Atendimento: na Limeira e Maluche. Ambas servem como apoio para ajudar a desafogar o fluxo no Hospital Azambuja.

“Atuar na área da Saúde é uma missão que se renova a cada dia, com desafios que surgem e exigem dedicação, profissionalismo e amor pelo que se faz. E é isso o que vemos no rosto de cada servidor da Secretaria de Saúde. Por isso, neste dia, agradecemos e reverenciamos o valoroso trabalho de toda nossa equipe, que não mede esforços para proporcionar o melhor atendimento ao cidadão”, destaca o Secretário Municipal de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Novas restrições esportivas passam a valer a partir de hoje

Nesta semana a Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou uma série de medidas juntamente com a Fesporte, definindo as regras para o retorno das atividades esportivas no Estado. O documento unifica as medidas que devem ser tomadas e detalha quais modalidades podem ser praticadas conforme a situação de risco no Estado. De acordo com a portaria, três divisões de práticas esportivas foram feitas: de alto rendimento, de participação e...
Continuar lendo...

Bruscão vence por 2 x 1 e garante 3 pontos

Em partida válida pela 9ª rodada do Catarinense, o Brusque recebeu no Estádio Augusto Bauer o time do Hercílio Luz, de Tubarão. Duas campanhas distintas, com o bruscão na zona de classificação  com 15 pontos, e na segunda colocação da tabela, enquanto que o Leão do Sul, soma 9 pontos e na 9ª posição, mas com possibilidades matemáticas de tentar buscar uma das 8 vagas para a próxima...
Continuar lendo...

Acidente no bairro Souza Cruz mobiliza Corpo de Bombeiros

Acidente envolvendo carro e moto foi registrado por volta das 18h47 na Avenida Dom Joaquim, no bairro Souza Cruz. A condutora da moto  com placas de Itanhaém-SP, estava consciente e orientada, com escoriação e sinais de contusão no joelho e tornozelo direito, de acordo com os socorristas do Corpo de Bombeiros. A vítima foi encaminhada ao pronto socorro do Hospital Azambuja para avaliação médica. A condutora do veículo...
Continuar lendo...