“O caminho que você escolhe, desde novo, pode ter consequências para o seu futuro”. A frase é uma das lições repassadas em sala de aula pelo cabo da Polícia Militar do 18º Batalhão da PM de Brusque, Julio Cesar Cristóvão, durante uma das aulas que ministra do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Após ter sido afetado pela pandemia da Covid-19, o programa foi interrompido em 2020, entretanto, retomou às salas de aula em 2021, garantindo lições e aprendizados para a vida dos alunos.
O Colégio São Luiz, que recebe o Proerd desde 1999, é uma das escolas de Brusque que já iniciou o programa com as turmas do 5º ano, desde o último dia 11 de março. Com todos os cuidados de prevenção contra a Covid-19, como uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento, as turmas acompanham semanalmente as instruções, oferecidas de forma híbrida: tanto para os alunos em sala de aula, como para os que estão de modo on-line, em suas casas.
De acordo com o instrutor do projeto, as aulas do Proerd se dividem em 10 lições, com conteúdo diferenciado, onde os alunos recebem orientações sobre responsabilidade, os riscos que correm durante a vida, as consequências das escolhas, o respeito aos outros, a questão do bullying, a importância da rede de ajuda, além de instruções sobre os diversos tipos de drogas lícitas e ilícitas, entre outros.