Secretário de Saúde de Brusque esperar vacinar 70% da população até final de maio

Em reunião com a Associação Empresarial de Brusque (Acibr) na noite de quarta-feira (31), de forma virtual, o secretário de Saúde de Brusque, Osvaldo Quirino de Souza, afirmou que a expectativa é de que até final de maio mais de 70% dos brusquenses já estejam vacinados contra a Covid-19. A colocação foi feita ao empresários no encontro que teve, ainda, a presença de membros dos núcleos setoriais da entidade e tratou do cenário da Covid-19, bem como da campanha de vacinação.

Osvaldo frisou que a cidade de Brusque segue apenas o que determina o governo federal, através do Ministério da Saúde, sobre as faixas etárias e quantidade de doses disponibilizadas da vacina. Da mesma forma, os tipos de vacinas que chegam não são definidos pela cidade.

“Seguimos em Brusque estritamente o que vem ordenado no Plano Nacional de Vacinação. A autonomia do município é apenas com relação à logística, quantas pessoas serão disponibilizadas para vacinar, em quais locais, horários, etc. Apesar das dificuldades, do pouco quantitativo de doses, as coisas estão caminhando”, pontuou ele.

De acordo com o secretário, nas próximas semanas chegará grande quantidade de doses, que servirão para imunizar  e passaremos a imunizar as pessoas com 60 anos ou mais. A partir daí será a vez de quem tem problemas de saúde, as chamadas comorbidades, independente da idade, desde que acima dos 18 anos. Entre estas doenças estão hipertensão, diabetes, portadores de neoplasia, câncer e outras.

“A ideia é estarmos até final de maio com mais de 70% das pessoas vacinadas, população adulta. Não temos até o momento muito o que dizer do plano nacional, acatamos as determinações e vacinamos. O estado está negociando em Brasília um quantitativo maior de doses. O objetivo era vacinar todos até o final de maio aqui em Brusque e eu continuo com essa expectativa”, ressaltou, frisando que, até o momento, cerca de 12 mil brusquenses já foram imunizados com a primeira dose.

De acordo com a presidente da Acibr, Rita de Cassia Conti, o convite feito ao secretário teve o objetivo de obter informações claras, a fim de que o empresariado possa fazer uma análise e definir suas estratégias para dar continuidade aos seus negócios.

“Estamos com empresários dos núcleos setoriais, um grupo representativo e importante, que vai multiplicar as informações que conversaremos aqui hoje”, ressaltou.

 

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões