Salário-maternidade pode ser estendido para mães em caso de internação


O salário-maternidade - benefício no valor de um salário mínimo que pode ser solicitado ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) por mães e adotantes - poderá ser prorrogado para além dos 120 dias regulares em caso de complicações médicas envolvendo a mãe ou o recém-nascido. A mudança foi regulamentada em portaria do Ministério da Economia.
A alteração ocorreu por uma decisão cautelar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) Nº 6.327, no âmbito do Supremo Tribunal Federal, que permitiu a prorrogação do benefício em situações excepcionais.

Com a mudança, mães que necessitem de tempo prolongado de internação após o parto terão o período coberto pelo benefício. Para solicitar a prorrogação, a mãe deve procurar o INSS. Pelo telefone, os serviços podem ser requeridos pela central 135. 
O salário-maternidade é um auxílio pago a mães que têm de se afastar do trabalho em função do parto, adoção e aborto nos casos previstos em Lei. O pagamento começa no dia do parto ou até 28 dias antes.

A consultora de comunicação Thays Puzzi foi uma das mulheres que tiveram de recorrer ao benefício quando sua segunda filha, Maria Luísa, nasceu no ano passado. “Eu precisei me afastar do nascimento da minha filha, por isso solicitei. Apesar de ter uma microempresa, eu contribuo com o INSS e possuía direito ao benefício. A solicitação foi simples. Mas só comecei a receber quatro meses depois, embora retroativamente”, conta.

Dúvidas ou Sugestões

Homem fica ferido em acidente entre carros, em Gaspar

A colisão entre dois carros, no bairro Bela Vista, em Gaspar, deixou um homem ferido. O acidente ocorrue na noite desta sexta-feira (1), na rua Rua Anfilóquio Nunes Pires, por volta das 22h. A vítima, de 36 anos, conduzia um Chevrolet Corsa, com placas de Gaspar. Ele teve um corte no lábio além de escoriações na face. Devido ao impacto, ele foi colocado em maca rígida, com colar cervical e encaminhado para o Hospital de...
Continuar lendo...

Prefeito de Brusque participa de reunião do “50 Parcerias pelo Clima”

O prefeito de Brusque Ari Vequi e o secretário de Fazenda e Gestão Estratégica William Molina participaram na tarde desta quarta-feira (28), de uma videoconferência sobre a parceria com a Alemanha, no projeto “50 Parcerias pelo Clima”. Desde que assumiu a gestão municipal, esta foi a primeira vez que Vequi se reuniu com o chefe do Distrito de Karlsruhe, Christoph Schnaudigel. “A parceria começou em 2015 e é importante para...
Continuar lendo...

Guabiruba tem 48 horas sem novas contaminações por Covid-19

O boletim epidemiológico de Guabiruba divulgado nesta segunda-feira (11) não indica novas contaminações pela Covid-19. A cidade mantém 6 casos ativos da doença e 8 casos indicados como suspeitos pelo Centro de Triagem.  No total, Guabiruba registra 4194 casos de Covid-19, destes, 4141 estão recuperados e 6 estão ainda ativos. O Centro de Triagem detectou 8 pessoas suspeitas que estão esperando o resultado do teste. Guabiruba...
Continuar lendo...