Aprovada lei que evita que empresas de Brusque fiquem sem alvará no início do ano

Um projeto de lei complementar aprovado na Câmara de Vereadores de Brusque evita que empresas fiquem sem alvarás válidos da Vigilância Sanitária no início do ano. Conforme previsto na legislação atual — Lei Complementar nº 230 —, as permissões tinham vigência de 1º de janeiro a 31 de dezembro de cada ano.

Como o prazo para a renovação encerra no dia 28 de fevereiro do exercício seguinte, com o pagamento da taxa, os estabelecimentos ficam sem a licença pelo período de dois meses.

A alteração se deu por meio do PLC nº 04/2021 enviado pelo Poder Executivo à Câmara e aprovado em única votação e discussão na sessão ordinária de terça-feira, 23 de março. A reivindicação, segundo mensagem do prefeito Ari Vequi (MDB) anexa à proposição, é proveniente do Núcleo de Contadores do Município.

Emenda

O texto do projeto recebeu uma emenda substitutiva da comissão conjunta de Constituição, Legislação e Redação (CCLR) e de Serviços Públicos (CSP), especificando que o tempo de vigência do alvará se encerrará apenas em 28 de fevereiro do ano seguinte, e não “de cada exercício”, como proposto originalmente, atendendo assim à intenção da proposta de corrigir o lapso temporal.

Em parecer favorável, a comissão reforçou que é de competência do município as ações relacionadas à “prerrogativa de fixar condicionantes de atividades, bens e serviços que sejam potencialmente nocivos ou inconvenientes ao bem-estar da população local, no que se incluem as ações de Vigilância Sanitária”. 

Dúvidas ou Sugestões

Vacinação contra gripe comum começa com alteração nos grupos prioritários

Iniciou nesta segunda-feira (12) a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe comum (Influenza). Diferente do que acontecia nas últimas 22 edições, em 2021 os idosos não serão os primeiros a receber as doses. A razão se deve à logística com a imunização do Coronavírus. A diretora da Vigilância em Saúde de Brusque, Ariane Fischer, explica como serão as ações na...
Continuar lendo...

Polícia Civil faz apreensão na prefeitura de Nova Trento

Na manhã desta quarta-feira (07) aconteceu uma operação da Polícia Civil em Nova Trento. Foram apreendidos documentos e computadores do setor de compras da prefeitura do município. De acordo com os agentes a ação desta manhã faz parte de uma investigação que iniciou em dezembro do ano passado, 2020, sobre processos licitatórios. Tiago Dalsasso, prefeito do município acompanhou a ação dos...
Continuar lendo...

Vaca cai de barranco e fica pendurada pelos chifres a 50 metros de altura

O Corpo de Bombeiros de Ituporanga, foram acionados na manhã de sexta-feira (16), para atender uma ocorrência de animal preso. Chegando ao local os bombeiros regataram uma vaca que caiu em um barranco e ficou presa pelo chifre. O local onde a vaca caiu ficava na beira de uma encosta de 50 metros de altura. Como o local era de difícil acesso, os bombeiros tiveram que limpar o local, pois, seria necessário o uso um trator para resgata-la. Na sequência, os...
Continuar lendo...