Ligações para aposentados fazerem prova de vida online são falsas

o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa tratar-se de golpe recentes ligações para que aposentados façam a prova de vida online por causa da pandemia. Na ligação, são falados todos os dados pessoais e enviada uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o aposentado envie foto de documento para finalizar o processo. A pessoa que fala é muito segura.

Assim, o INSS alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. O INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida.

Avalia-se que esse golpe começou a ser aplicado com a ampliação da prova de vida por biometria facial, realizada por meio de aplicativo. Saiba mais sobre no endereço: https://www.gov.br/inss/pt-br/assuntos/prova-de-vida/inss-amplia-e-simplifica-prova-de-vida-digital.

Veja como é realizada a comunicação do INSS com o segurado:

O INSS entra em contato com o cidadão em situações específicas e para informar a respeito de procedimentos, andamento de requerimentos ou realizar reagendamentos, e, em nenhum momento solicita qualquer informação, como CPF, nome da mãe ou senhas.

O segurado pode receber um e-mail, um SMS, uma carta ou ligação do INSS, sempre por meio dos canais oficiais de atendimento: Meu INSS, Central de Atendimento 135, ou SMS identificado como 280-41.

O segurado é contatado por meio das informações fornecidas em seu cadastro (e-mail, telefone e endereço) e, por isso, é importante que mantenha o seu cadastro junto ao INSS atualizado com os dados para contato. A atualização pode ser feita pelo Meu INSS e por meio da Central 135.

Por sua vez, quando o segurado entra em contato com o INSS, o Instituto poderá solicitar informações como CPF e nome da mãe para confirmação da identidade do interessado e para que seja respeitado o sigilo das informações.

Caso o cidadão que tenha sido notificado e tenha alguma dúvida, ele poderá ligar no 135, o telefone oficial do INSS para ter mais informações. Poderá ainda buscar atendimento por meio do chat humanizado da assistente virtual do INSS.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Deputado Jerry Comper e Secretário da Defesa Civil visitam Botuverá

Na manhã desta quinta-feira (01), o Prefeito Alcir Merizio recebeu o Deputado Estadual, Jerry Comper (MDB), acompanhado do Secretário da Defesa Civil de Santa Catarina, David Christian Busarello, e do Coordenador Regional do DEINFRA, Sérgio Araujo. O encontro aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Botuverá, que também contou com a presença do Vice-Prefeito, Valmor Costa, do Presidente do Legislativo, Alesc Sandro Venzon,...
Continuar lendo...

Guabiruba tem 53 casos ativos de Covid-19 no momento

A Prefeitura Municipal de Guabiruba divulgou na tarde desta quarta-feira (14), o boletim epidemiológico com sete novos casos confirmados por teste Antígeno e teste rápido, sendo três mulheres e quatro homens. Ao total, Guabiruba registra 3278 casos de Covid-19, destes, 3190 estão recuperados e 53 estão ainda ativos. O Centro de Triagem detectou um novo caso suspeito. No total, Guabiruba possui sete cidadãos internados em Brusque: três na...
Continuar lendo...

Nada definido na classificação do Campeonato Catarinense 2021

O Campeonato Catarinense segue o seu fluxo. Ainda no mês de março foi interrompido por 15 dias, em função de decretos de prefeituras impedindo os jogos. A competição está na 9° rodada. A Chapecoense é a líder da competição com 19 pontos, seguida do Brusque com 15. Para acabar a fase classificatória restam três rodadas. Lembrando que, pelo regulamento, os oito primeiros se classificam para as quartas...
Continuar lendo...