Projeto quer isenção de ICMS na compra de vacina contra a Covid-19 em SC

Santa Catarina pode ser o primeiro estado do país a isentar de imposto a compra de vacina contra a Covid-19 e de insumos para fabricá-la. Lei que suspende a cobrança de ICMS, aprovada na tarde desta quarta-feira (24), vai para sanção do governo catarinense.

Em fevereiro, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) aprovou medida autorizando que os estados possam isentar a cobrança do imposto – em SC a alíquota é de 17%. Em março, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou lei que autoriza estados, municípios e setor privado a comprarem doses.

De acordo com o autor do PL 0058.0/2021, deputado Milton Hobus (PSD), a ideia é que, somada a essas medidas nacionais, Santa Catarina possa acelerar a vacinação ao criar um mecanismo que torne legal a isenção para compra e importação do imunizante.

“Não se pode cobrar impostos de algo que é essencial para salvar vidas. E SC é um dos principais centros logísticos de importação. Com essa lei vamos reduzir os custos para quem compra as doses”, destaca o parlamentar.

Santa Catarina recebeu do governo federal até o momento 877,5 mil vacinas e aplicou 515,5 mil, mas apenas 117,4 mil pessoas receberam a segunda dose, 2,1% da população. Ao ser questionado sobre isso na Alesc, o secretário da Saúde de SC, Andre Motta, afirmou que esse represamento estava ocorrendo por conta do protocolo da União que determinava aos estados reservar o imunizante para quem já tomou a primeira dose. Hoje, o Amazonas é o que mais vacinou no país: 4,1% da população. Na outra ponta está o Pará, com 1,5%. 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Idosos estavam sendo ameaçados pelo vizinho

Por volta das 12h21 de ontem, segunda-feira (31), a Polícia Militar foi acionada para averiguar uma situação de ameaça entre vizinhos. O fato aconteceu no bairro Limoeiro, em Brusque. No local, a guarnição constatou que um casal de idosos (70 e 66 anos) estava sofrendo ameaças, danos e injúrias de um dos seus vizinhos, sem qualquer motivação. O casal apresentou aos policiais diversos vídeos que comprovavam seus...
Continuar lendo...

Trabalhador agride colega com uma marreta no bairro Paquetá

A Polícia Militar atendeu na manhã desta sexta-feira (11), na rua José João Wanat, bairro Paquetá, um caso de um homem que foi agredido por uma marreta. Foi por volta das 10h50, quando os policiais chegaram no local a vítima já estava sendo atendida por uma guarnição do Corpo de Bombeiros. A vítima disse aos policiais que estava trabalho em uma obra quando foi atingido por um ex-colega com um golpe de marreta....
Continuar lendo...

Foragido da polícia é preso no bairro Poço Fundo

Na madrugada deste sábado (08) por volta das 00h03min, no bairro Poço Fundo, a Polícia Militar recebeu uma ligação informando de que um homem com mandado de prisão em aberto estava em um bar no bairro. Uma guarnição foi até o local e se deparou com diversos homens no interior do estabelecimento, realizada abordagem dos mesmos, foi identificado o suspeito de estar com mandado de prisão em aberto. Ele ainda tentou se passar...
Continuar lendo...