Polícia Militar realiza fiscalização aérea

A 1ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e o Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM) vêm efetuando voos periódicos no litoral do Estado a fim de coibir a pesca de camarão na modalidade de arrasto com tração motora, durante o período de defeso.

A fiscalização aérea está sendo uma das principais armas para combater a pesca ilegal. O monomotor de asa fixa, modelo Corisco, possui autonomia para fiscalizar um longo trecho do litoral, possibilitando o flagrante de irregularidades na água devido à captura de imagens em alta definição das embarcações no momento exato em que estão cometendo a infração ambiental.
Desta forma, é possível responsabilizar o infrator através da identificação das embarcações e seu porto de origem e ainda aplicar as sanções penais e administrativas.

A fiscalização irá ocorrer durante todo o período do defeso, que iniciou no dia 1º de março e vai até o dia 31 de maio e tem o objetivo de manter a ordem para que ocorra a reprodução natural das espécies e a manutenção do estoque pesqueiro para um uso sustentável dos recursos.

Vale ressaltar que o arrasto de tração motora é extremamente predatório e pouco seletivo, pois  ocorre a captura não apenas da espécie alvo (camarão) como também de toda uma fauna acompanhante em tamanhos inferiores aos permitidos. 

O pescador flagrado pescando de forma irregular durante o período de defeso responderá pelo crime previsto na Lei 9.605/98 e por infração administrativa prevista no Decreto Federal 6.514/2008 em seu Art. 35 por "Pescar em período ou local no qual a pesca seja proibida", que tem multa de 700 reais a R$ 100 mil, com acréscimo de 20 reais por quilo ou fração do produto da pescaria, ou por espécime quando se tratar de produto de pesca para uso ornamental. 

Dúvidas ou Sugestões

Educação abre processo seletivo para cuidador escolar

A Secretaria de Educação de Guabiruba publicou nesta terça-feira (23) o edital do processo seletivo destinado à contratação temporária de cuidador escolar e formação de cadastro reserva. Para se inscrever, o candidato deve seguir os seguintes requisitos: ser brasileiro, idade mínima de 18 anos, ter no mínimo ensino fundamental completo, não fazer parte dos grupos de risco da Covid-19. O candidato contratado...
Continuar lendo...

Servidor da Prefeitura de Brusque morre de Covid-19

A Prefeitura de Brusque emitiu uma nota de pesar pelo falecimento de um servidor vítima de Covid-19. Joel Fuckner tinha 63 anose faleceu neste sabado (17). Confira a nota: "É com profundo pesar que a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Orçamento, Finanças e Patrimônio, comunica o falecimento, por complicações da Covid-19, do servidor público Joel Fuckner, de 63 anos. Efetivo há 30 anos, o servidor atuava no...
Continuar lendo...

Centro de Triagem com mais de 130 mil atendimentos

O Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios, montado no pavilhão da Fenarreco, completa um ano de funcionamento nesta terça-feira (23). Neste período foram realizados 136.195 atendimentos, sendo que 452 pessoas foram encaminhadas ao hospital. Os sintomas mais relatados são dor de cabeça, dor no corpo e tosse. O recorde de atendimentos foi registado no dia três de março deste ano, quando foram atendidas 468 pessoas. No...
Continuar lendo...