Brasil recebe hoje 1,02 milhão de vacinas do consórcio Covax-Facility

O Brasil recebe hoje (21) o primeiro lote de vacinas contra covid-19 provenientes do consórcio Covax-Facility. Serão 1.022.400 doses da da vacina Oxford/AstraZeneca contra a covid-19 que chegarão ao país às 18h. A chegada das vacinas foi confirmada pela representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Galiano.

Galiano enviou na sexta-feira (19) uma carta endereçada ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. “É com satisfação que informamos que o primeiro embarque, referente a 1.022.400 doses da vacina contra Covid-19, adquiridas através do mecanismo Covax, chegará ao Brasil no dia 21 de março de 2021”, disse ela, na carta. 

Na carta ao ministro, a representante da Opas/OMS no Brasil também acrescentou que 90% das doses têm vencimento em 31 de maio de 2021 e as demais 10% em 30 abril de 2021. A Covax-Facility é uma aliança internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS) que tem como principal objetivo acelerar o desenvolvimento e a fabricação de vacinas contra a covid-19. Trata-se de um consórcio internacional com o objetivo de garantir acesso igualitário à imunização.

O carregamento integra a primeira remessa da Covax-Facility ao Brasil, que totalizará 9,1 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, a serem entregues até maio de 2021. De acordo com o contrato de adesão do Brasil à iniciativa, firmado em 25 de setembro de 2020, o país terá acesso a 42,5 milhões de doses de vacinas contra a covid-19.

De acordo com o comunicado do consórcio, a projeção é que sejam enviadas 330 milhões de doses das vacinas da Pfizer/BioNTech e Oxford/AstraZeneca na primeira metade de 2021 para 145 países integrantes da aliança, que reúne mais de 150 nações.

Dúvidas ou Sugestões

16 novos casos de Covid foram registrados em Brusque

O boletim epidemiológico divulgado na tarde, deste sábado (02), pela Diretoria de Vigilância em Saúde, apontou que 16 novos casos de Covid-19 foram registrados, em Brusque, nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, a cidade já registrou 29.331 casos. Do total de infectados, 28.855 pacientes estão recuperados. Há 157 casos ativos e 22 em investigação. A cidade tem, no momento, 03 pessoas internadas na...
Continuar lendo...

Motorista em carro de Brusque teve múltiplas fraturas na colisão

Um homem de 52 anos de idade ficou gravemente ferido, com múltiplas fraturas, após acidente de carro na noite de ontem, terça-feira (27), na região de Pouso Redondo. Ele estava em um Fiat Uno com placas de Brusque, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a PRF, o homem estava acompanhado de uma criança de 12 anos, que também teve ferimentos no rosto, mas não tão grave. Ambos foram levados ao hospital, em...
Continuar lendo...

Homem de 39 anos morre vítima de covid-19 em Brusque

A cidade de Brusque registrou, na noite desta sexta-feira (28), mais uma morte em decorrência do Coronavírus, agora são 250 as pessoas que perderam a vida para a doença na pandemia. Trata-se de um homem de 39 anos de idade, residente no Dom Joaquim. Ele manifestou os primeiros sintomas da doença em 12 de maio, e no mesmo dia passou pelo Centro de Triagem de Sintomáticos Respiratórios com sintomas, onde realizou o teste, com resultado...
Continuar lendo...