Setor de geofonamento do Samae identifica em média 20 vazamentos por mês

Um dos maiores problemas em empresas de tratamento e fornecimento de água é invisível aos olhos. Os vazamentos subterrâneos, responsáveis por grande parte das perdas existentes, requerem grande atenção das companhias. 

É por isso que, desde 1991, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque possui uma equipe especializada em geofonamento, ou seja, a técnica utilizada para a detecção de rompimentos em tubulações através de equipamentos próprios de escuta.

Enio de Almeida Marques, servidor efetivo da autarquia há 31 anos, hoje coordena o setor. O profissional explica que, em média, são encontrados cerca de 20 vazamentos por mês. Para ele, o serviço ajuda a diminuir consideravelmente as perdas de água tratada em toda a cidade.

“É um dos trabalhos mais importantes dentro de uma empresa de abastecimento. É um serviço que requer muita técnica, e o Samae tem uma equipe muito bem preparada com vários cursos”, explica Marques.

O geofonamento costuma oferecer melhores resultados no período da noite, quando o tráfego de veículos é menor nas ruas da cidade, fazendo com que seja possível obter resultados mais audíveis dos ruídos nas tubulações. Os geofones, aparelhos utilizados, podem ser mecânicos ou eletrônicos. O Samae dispõe de ambos.

“Além dos vazamentos, com o geofonamento também conseguimos identificar várias ligações clandestinas, fazendo deste um serviço primordial para o Samae e para a população”, finaliza o experiente servidor.

Dúvidas ou Sugestões

Mulher de 56 é mais uma vítima do Coronavírus, em Brusque

A cidade de Brusque registrou, nas últimas horas, o óbito de número 241 associado ao coronavírus. Trata-se de uma mulher de 56 anos de idade, que manifestou os primeiros sintomas da doença em 27 de março. A paciente foi internada no Hospital Azambuja em 04 de abril, seguindo para a UTI em 09 de abril. A vítima, que possuía registro de comorbidades, teve passagem pelo Centro de Triagem de Sintomáticos Respiratórios do...
Continuar lendo...

Vacinação drive-thru para idosos de 68 anos ou mais tem saldo de mais de 1000 doses aplicadas

A Prefeitura de Brusque por meio da Secretaria de Saúde realizou nesta semana o segundo drive-thru noturno que deu continuidade à vacinação contra a Covid-19. O público contemplado foram os idosos com 68 anos ou mais. Ao todo foram imunizadas 1447 pessoas. O drive-thru noturno, que ocorreu no pátio da Vila Schlosser, imunizou na primeira noite, terça-feira (30), 495 idosos. Já na quarta-feira (31) 481 doses foram aplicadas. E por fim na...
Continuar lendo...

Azambuja Mais comemora crescimento e adesões

Na manhã desta segunda-feira (5), um dos assuntos do Rádio Revista Cidade esteve relacionado ao cuidado com a saúde, principalmente no que se refere à adesão de descontos em consultas, exames e cirurgias. O Azambuja Mais, um cartão de desconto, está no mercado há 2 anos e vem facilitando a vida dos moradores de Brusque e região. O gerente de vendas Felipe Cestari, afirmou que o cartão vem numa crescente. “O...
Continuar lendo...