Setor de geofonamento do Samae identifica em média 20 vazamentos por mês

Um dos maiores problemas em empresas de tratamento e fornecimento de água é invisível aos olhos. Os vazamentos subterrâneos, responsáveis por grande parte das perdas existentes, requerem grande atenção das companhias. 

É por isso que, desde 1991, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque possui uma equipe especializada em geofonamento, ou seja, a técnica utilizada para a detecção de rompimentos em tubulações através de equipamentos próprios de escuta.

Enio de Almeida Marques, servidor efetivo da autarquia há 31 anos, hoje coordena o setor. O profissional explica que, em média, são encontrados cerca de 20 vazamentos por mês. Para ele, o serviço ajuda a diminuir consideravelmente as perdas de água tratada em toda a cidade.

“É um dos trabalhos mais importantes dentro de uma empresa de abastecimento. É um serviço que requer muita técnica, e o Samae tem uma equipe muito bem preparada com vários cursos”, explica Marques.

O geofonamento costuma oferecer melhores resultados no período da noite, quando o tráfego de veículos é menor nas ruas da cidade, fazendo com que seja possível obter resultados mais audíveis dos ruídos nas tubulações. Os geofones, aparelhos utilizados, podem ser mecânicos ou eletrônicos. O Samae dispõe de ambos.

“Além dos vazamentos, com o geofonamento também conseguimos identificar várias ligações clandestinas, fazendo deste um serviço primordial para o Samae e para a população”, finaliza o experiente servidor.

Dúvidas ou Sugestões

Homem de 47 anos é a nova vítima fatal da Covid-19 em Brusque

A Vigilância em Saúde de Brusque informa uma nova morte relacionada ao Coronavírus na cidade de Brusque. Trata-se de um homem de 47 anos, morador do bairro Águas Claras. Os primeiros sintomas foram no dia 12 de fevereiro. No dia 20 de fevereiro foi internado e transferido para UTI no mesmo dia. O paciente foi atendido pelo Centro de Triagem e possuía comorbidade. Orientações O Centro de Triagem para Sintomáticos...
Continuar lendo...

Serviço de Ressonância Magnética volta a funcionar

Nesta quinta-feira (18) o Centro de Imagens do Hospital de Azambuja retornou com o serviço de Ressonância Magnética. O horário de atendimento à população é de segunda a sexta das 07h às 23h, aos sábados das 07h às 15h. Os exames poderão ser agendados pelo telefone (47) 3396-2225, ou pelo whatsapp (47) 98444-0080. O Hospital de Azambuja lamenta pelo ocorrido, e agradece pela compreensão da...
Continuar lendo...

Brusque registrou nas últimas 24 horas 06 novos casos de Coronavírus

O novo boletim epidemiológico da Prefeitura de Brusque, divulgado neste domingo (28), aponta que Brusque tem 19.995 casos confirmados de Covid-19. Nas últimas 24 horas foram registradas 06 novas ocorrências da doença. Do total, 19.117 pessoas já estão recuperadas. Há 695 casos ativos e 187 em investigação. A cidade tem no momento 26 pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 36 em enfermaria. Desde o...
Continuar lendo...