Setor de geofonamento do Samae identifica em média 20 vazamentos por mês

Um dos maiores problemas em empresas de tratamento e fornecimento de água é invisível aos olhos. Os vazamentos subterrâneos, responsáveis por grande parte das perdas existentes, requerem grande atenção das companhias. 

É por isso que, desde 1991, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque possui uma equipe especializada em geofonamento, ou seja, a técnica utilizada para a detecção de rompimentos em tubulações através de equipamentos próprios de escuta.

Enio de Almeida Marques, servidor efetivo da autarquia há 31 anos, hoje coordena o setor. O profissional explica que, em média, são encontrados cerca de 20 vazamentos por mês. Para ele, o serviço ajuda a diminuir consideravelmente as perdas de água tratada em toda a cidade.

“É um dos trabalhos mais importantes dentro de uma empresa de abastecimento. É um serviço que requer muita técnica, e o Samae tem uma equipe muito bem preparada com vários cursos”, explica Marques.

O geofonamento costuma oferecer melhores resultados no período da noite, quando o tráfego de veículos é menor nas ruas da cidade, fazendo com que seja possível obter resultados mais audíveis dos ruídos nas tubulações. Os geofones, aparelhos utilizados, podem ser mecânicos ou eletrônicos. O Samae dispõe de ambos.

“Além dos vazamentos, com o geofonamento também conseguimos identificar várias ligações clandestinas, fazendo deste um serviço primordial para o Samae e para a população”, finaliza o experiente servidor.

Dúvidas ou Sugestões

Decreto regulamenta o pagamento do Auxílio Emergencial 2021

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto que regulamenta o pagamento do Auxílio Emergencial 2021, instituído no último dia 18 de março por meio de Medida Provisória. O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), na tarde desta sexta-feira (26). O apoio financeiro será pago a trabalhadores informais de baixa renda e aqueles inscritos em programas sociais como o Bolsa Família, caso o novo...
Continuar lendo...

Após vitória sobre a Ponte Preta, Testoni enaltece grupo

Após a vitória do Brusque, por 2 a 1, sobre a Ponte Preta, o técnico Jerson Testoni falou sobre o momento da equipe e a estreia positiva na Série B do Campeonato Brasileiro. Além da análise da equipe, ele destacou o retorno do atacante Edu, autor dos dois gols do time, na tarde deste domingo (30), no estádio Augusto Bauer. Segundo o treinador, além do resultado o desempenho da equipe merece destaque após a partida....
Continuar lendo...

Waguinho comanda primeiro treino no Brusque

O técnico Waguinho Dias comandou o seu primeiro treino em seu retorno ao Brusque FC. Ele foi apresentado ao grupo nesta segunda-feira (13), após a folga e reapresentação dos atletas.  O trabalho contou com um treino técnico em campo reduzido. A atividade ficou sob o comando do novo preparador físico George Castilhos. Após fazer parte da equipe de fisiologia do Quadricolor ele foi efetivado como preparador. Lamil Valencio segue sendo o...
Continuar lendo...