Contribuinte pode pagar taxas federais com cartão de crédito

A partir de hoje (15), o cidadão pode pagar taxas federais, contribuições e serviços públicos não gratuitos com cartão de crédito. A modalidade de pagamento está disponível no PagTesouro, plataforma digital de pagamento e recolhimento do Tesouro Nacional.

Em nota, o Tesouro Nacional explicou que a tecnologia alcança um público sem produtos digitais adequados à demanda. Com o novo sistema, o turista estrangeiro que visita o Brasil pode quitar uma taxa com cartão de crédito antes de retornar ao país de origem.

Desde novembro, o contribuinte pode fazer pagamentos à Conta Única do Tesouro por meio do Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. O PagTesouro dispensa a emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU).

Diversos órgãos oferecem pagamentos de serviços via Pix dentro do PagTesouro. Entre eles estão o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SPA), o Departamento da Polícia Rodoviária Federal (DPRF), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Comando do Exército.

Segundo o Tesouro, além da conveniência na forma de pagamento, o PagTesouro tem como vantagem a rapidez. A transação é compensada instantaneamente, com a entidade pública verificando o efetivo recolhimento da taxa, da contribuição ou do serviço em segundos.

inovação foi desenvolvida pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em parceria com o Banco do Brasil (BB) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que recebeu valores do PagTesouro em fase de testes em setembro de 2019.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Indignados, moradores queriam tirar satisfação com vereadores na saída

Alguns moradores do bairro Limeira Alta queriam esperar na porta de saída da Câmara Municipal os vereadores que votaram a favor da instalação de uma empresa de tratamento de resíduos naquela região. Eles estavam indignados com o resultado da votação, que autorizou a doação do terreno por parte da Prefeitura na noite desta terça-feira(17).  O placar foi apertado, 8 x 6, dividido entre os próprios...
Continuar lendo...

Assassina de Chico Wehmut é considerada foragida

A justiça de Brusque expediu mandado de prisão contra Sandra Maria Bernardes, condenada pelo assassinato do empresário brusquense Chico Wehmut, em 2014. A decisão foi assinada esta semana pelo juiz Edemar Leopoldo Schlösser. Sandra foi condenada a 21 anos e quatro meses de prisão. Em 2014, ela teria envenenado Wehmut usando o popular chumbinho em uma taça com bebida. O julgamento ocorreu três anos depois, vindo a sentença de...
Continuar lendo...

Vereadores querem fiscalização sobre prostitutas nas ruas

Os vereadores Rick Zanatta (Patriota) e Nick Imhof (MDB) estão solicitando que a Prefeitura de Brusque aperte o cerco contra o que chamam de nudez e atos obscenos em via pública. Um dos alvos é a prostituição que acontece ao longo da Avenida Otto Renaux, que liga os bairros Centro e São Luíz. Na sessão desta terça-feira (13) da Câmara Municipal, Imhof utilizou a tribuna para falar sobre o assunto. Ele citou o exemplo de...
Continuar lendo...