Contribuinte pode pagar taxas federais com cartão de crédito

A partir de hoje (15), o cidadão pode pagar taxas federais, contribuições e serviços públicos não gratuitos com cartão de crédito. A modalidade de pagamento está disponível no PagTesouro, plataforma digital de pagamento e recolhimento do Tesouro Nacional.

Em nota, o Tesouro Nacional explicou que a tecnologia alcança um público sem produtos digitais adequados à demanda. Com o novo sistema, o turista estrangeiro que visita o Brasil pode quitar uma taxa com cartão de crédito antes de retornar ao país de origem.

Desde novembro, o contribuinte pode fazer pagamentos à Conta Única do Tesouro por meio do Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. O PagTesouro dispensa a emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU).

Diversos órgãos oferecem pagamentos de serviços via Pix dentro do PagTesouro. Entre eles estão o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SPA), o Departamento da Polícia Rodoviária Federal (DPRF), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Comando do Exército.

Segundo o Tesouro, além da conveniência na forma de pagamento, o PagTesouro tem como vantagem a rapidez. A transação é compensada instantaneamente, com a entidade pública verificando o efetivo recolhimento da taxa, da contribuição ou do serviço em segundos.

inovação foi desenvolvida pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em parceria com o Banco do Brasil (BB) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que recebeu valores do PagTesouro em fase de testes em setembro de 2019.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Confira os números da Covid-19 em Brusque nas últimas 24 horas

O novo boletim epidemiológico divulgado pela Diretoria de Vigilância em Saúde no fim da tarde desta quarta-feira (26) indica que a cidade de Brusque soma 23.960 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. Nas últimas 24 horas, foram notificadas 73 novas ocorrências da doença no município. Do total de infectados, 22.918 pacientes estão recuperados. Há 794 casos ativos e 32 em...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Jovem morto no acidente tinha 20 anos de idade

Mateus Cidral (20) é o motociclista que morreu em um acidente de trânsito na noite de ontem quinta-feira (22), no bairro Rio Branco. Em Brusque. Segundo os bombeiros, ele pilotava uma moto Titan 160 e bateu de frente com um Hyundai Elantra na Rua Ernesto Bianchini, por volta de 21h. De acordo cm informações da Polícia Militar e d Corpo de Bombeiros, o condutor da motocicleta já estava morto quando o socorro chegou. Um vídeo do acidente, gravado...
Continuar lendo...

AGIR responde questionamentos sobre coleta lixo em Brusque

Representantes da Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajai (AGIR) estiveram na sessão desta terça-feira (4) da Câmara de Vereadores de Brusque. A visita é fruto de pedido feito pelo vereador André Batisti (PL) para responder a questionamentos sobre a taxa de lixo cobrada da população. Participaram da sessão Heinrich Luiz Pasold, diretor geral, Luciano Gabriel Henning, assessor jurídico,...
Continuar lendo...