Maioria das famílias atingidas por enxurrada em Guabiruba já retornou ao lar

No início do ano, Guabiruba sofreu com a forte enxurrada que caiu sobre a cidade. Os bairros Lageado Alto, Lageado Baixo, Planície Alta e Guabiruba Sul foram os mais atingidos. Pontes, estruturas públicas e casas ficaram destruídas e ruas viraram verdadeiros rios.

A situação deixou várias famílias desabrigadas, com mais de 2 mil pessoas afetadas. Elas foram acolhidas pela Secretaria de Assistência Social, Habitação e Emprego em espaços montados na Igreja São Vendelino e na Igreja Adventista, no Lageado Baixo. Mas afinal, o que aconteceu com essas famílias?

Neide Luzeti Hort, secretária da pasta, conta que as pessoas deixaram o abrigo no dia 12 de fevereiro. Algumas famílias foram encaminhadas para o programa de aluguel social. Outras, vivem com parentes. Segundo Neide, a maioria das famílias retornaram para suas casas, após liberação das autoridades competentes. “Algumas famílias voltaram para sua terra de origem. Pagamos a passagem para estas”, revela.

No tempo que estiveram abrigadas, as famílias receberam alimentação, água potável, roupas e móveis. Quem quiser retornar para sua residência, terá que cumprir as exigências legais de segurança exigidas pela legislação. 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões