Centro de Inovação pode ser inaugurado ainda este ano

A obra do Centro de Inovação Tecnológica de Brusque segue parada. A novidade é a possível retomada, assunto que foi trazido na manhã desta quarta-feira (10) pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Ademir José Jorge, na programação da Rádio Cidade.

Conforme ele, uma reunião na semana passada aconteceu em Florianópolis, entre o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado, Luciano José Buligon, com o prefeito Ari Vequi e o presidente do comitê de implantação do centro, Günther Lother Pertschy.

“Estivemos também em Blumenau, onde conhecemos todo o funcionamento do Centro na cidade, uma experiência que tivemos para trazer para Brusque. Estamos trabalhando com muita firmeza sobre o que vamos trazer para o nosso município”.

Ademir relembra a cronologia da obra que está atrasada. “Foram feitas licitações em 2013/2014. No início eram 11 Centros de Inovação em Santa Catarina, que foi buscado lá da Espanha como exemplo, mas quando falamos em obras administradas pelo poder público é um pouco complexo. A construtora que ganhou a licitação foi a terceira colocada, a primeira desistiu, a segunda teve problemas burocráticos”.

Ademir disse que o estado sinalizou de forma positiva para a finalização do espaço. “O secretário se mostrou disposto a inaugurar o Centro ainda este ano aqui em Brusque”, afirmou.

Sobre os valores para o término, Ademir explica que existe um valor já em caixa. “Soubemos que tem em torno de R$700 mil em uma conta, recurso federal,  para conclusão, mas na verdade quando se fala em mobiliário e conclusão da obra, os detalhes, esse valor deve ser ultrapassado, mas o secretário do Estado garantiu que vai pedir para o governador a diferença desse valor para concluir”, finalizou.

Um Centro de Inovação é um habitat que têm como missão ser o articulador das relações entre empresas, governos e academia, bem como o animador da comunidade, no fomento à pesquisa, à inovação e ao empreendedorismo. Como motor de desenvolvimento da região, o Centro deverá articular ações integradas envolvendo os atores do ecossistema regional e os demais polos de inovação de Santa Catarina.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Santa Catarina supera marca de 1 milhão pessoas imunizadas

Nesta segunda-feira (12), Santa Catarina chegou a marca de 4.053.734 o de doses de imunizantes contra a Covid-19 aplicadas. Os dados apontam 3.051.017 pessoas vacinadas com a primeira dose, o que representa 54,7% de cobertura vacinal da população alvo, e 18% de cobertura na soma entre segunda dose e dose única, com 1.002.717 doses aplicadas. “Mais um momento importante para Santa Catarina, marcado por ações diretas do Estado em harmonia com os...
Continuar lendo...

Uso de máscara por artistas deixa de ser obrigatório em SC

A obrigatoriedade do uso de máscara para artistas em apresentação, foi retirada, pelo Governo de Santa Catarina. A decisão foi tomada na última quarta-feira (06). Apesar da liberação para o artista, as equipes de produção, assim como o público, ainda são obrigados a usarem o item de proteção. Antes, apenas profissionais durante as apresentações vocais, poderiam dispensar o uso da...
Continuar lendo...

Morre motociclista envolvido em acidente na Ivo Silveira

A colisão frontal entre um carro e uma moto, na rodovia Ivo Silveira, em Gaspar, na tarde desta quinta-feira (11), vitimou um Luiz Gustavo Sansão, 24 anos. A vítima sofreu politraumatismo e chegou a ser encaminhada para o Hospital de Gaspar, mas acabou não resistindo aos ferimentos. Ele era morador do bairro Santa Terezinha e era casado. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o motociclista estava inconsciente no momento do atendimento, ele...
Continuar lendo...