Centro de Inovação pode ser inaugurado ainda este ano

A obra do Centro de Inovação Tecnológica de Brusque segue parada. A novidade é a possível retomada, assunto que foi trazido na manhã desta quarta-feira (10) pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Ademir José Jorge, na programação da Rádio Cidade.

Conforme ele, uma reunião na semana passada aconteceu em Florianópolis, entre o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado, Luciano José Buligon, com o prefeito Ari Vequi e o presidente do comitê de implantação do centro, Günther Lother Pertschy.

“Estivemos também em Blumenau, onde conhecemos todo o funcionamento do Centro na cidade, uma experiência que tivemos para trazer para Brusque. Estamos trabalhando com muita firmeza sobre o que vamos trazer para o nosso município”.

Ademir relembra a cronologia da obra que está atrasada. “Foram feitas licitações em 2013/2014. No início eram 11 Centros de Inovação em Santa Catarina, que foi buscado lá da Espanha como exemplo, mas quando falamos em obras administradas pelo poder público é um pouco complexo. A construtora que ganhou a licitação foi a terceira colocada, a primeira desistiu, a segunda teve problemas burocráticos”.

Ademir disse que o estado sinalizou de forma positiva para a finalização do espaço. “O secretário se mostrou disposto a inaugurar o Centro ainda este ano aqui em Brusque”, afirmou.

Sobre os valores para o término, Ademir explica que existe um valor já em caixa. “Soubemos que tem em torno de R$700 mil em uma conta, recurso federal,  para conclusão, mas na verdade quando se fala em mobiliário e conclusão da obra, os detalhes, esse valor deve ser ultrapassado, mas o secretário do Estado garantiu que vai pedir para o governador a diferença desse valor para concluir”, finalizou.

Um Centro de Inovação é um habitat que têm como missão ser o articulador das relações entre empresas, governos e academia, bem como o animador da comunidade, no fomento à pesquisa, à inovação e ao empreendedorismo. Como motor de desenvolvimento da região, o Centro deverá articular ações integradas envolvendo os atores do ecossistema regional e os demais polos de inovação de Santa Catarina.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões