Pediu auxílio ao INSS, e teve pedido indeferido

Amilto José Carniel, residente no bairro Limeira Alta, sofreu um acidente de trabalho no dia 09 de outubro de 2020 na cidade de Vidal Ramos. Ele sofreu uma queda de altura de 4 metros, e teve 2 fraturas no braço esquerdo e deslocamento de clavícula. Incapacitado ao trabalho pelo acidente sofrido, Amilto tentou buscar junto ao INSS o pedido de auxílio para que pudesse assim durante este período de recuperação ter o mínimo necessário para o seu auto sustento.

De acordo com ele, após o pedido, ele fez a primeira perícia médica em 01 de fevereiro de 2021 em Brusque junto a unidade do INSS, na espera de conseguir o apoio financeiro do Instituto, porém, apesar dele se encontrar incapaz para o trabalho, o seu benefício foi indeferido pelo INSS, ou seja, negado. São 4 meses a espera de uma solução, e a vida financeira comprometida. Amilto após a sua perícia médica, teve seu pedido indeferido pelo INSS, ou seja, negado.

Sem conseguir entender o motivo pela negativa do órgão, e na busca de informações com outras pessoas finalmente o entendimento do porque o INSS ter negado seu auxílio. Amilto entrou um pedido de auxílio-doença, eis o equívoco, por isso no momento da perícia médica teve seu pedido negado, já que o caso dele não é doença, mas sim incapacidade de trabalho. Nesta situação, ele deveria ter entrado com outro tipo de pedido, auxílio-acidente, incapacidade temporária ou até a possibilidade de solicitar o benefício por invalidez.

O fato que ocorreu com Amilto José Carniel, é bastante comum no país. Existe também uma outra situação, quando o trabalhador se encontra incapacitado para o trabalho, os 15 primeiros dias a partir da data do acidente, a empresa é responsável pelo pagamento da remuneração. Somente a partir do 16º dia é que a Previdência Social se torna responsável pelo trabalhador com o pagamento do benefício por incapacidade, desde que constatada a impossibilidade de retorno ao trabalho por perícia médica realizada pelo INSS. Compete a empresa enviar ao INSS a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), que comprova a ocorrência desse acidente. Amilto José Carniel tenta agora reverter este equívoco para conseguir seu auxílio.

 

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões