Samae discute novas tecnologias para amenizar ocorrências de água turva

Apesar de ser um notório transtorno para a população, a ocorrência de água turva chegando na torneira dos consumidores é habitual em todas as empresas de saneamento. Ao contrário do que muitos imaginam, não se trata de barro ou algum tipo de sujeira, mas sim de um complexo metálico formado por ferro e manganês, que acaba ficando alojado nas paredes internas das tubulações. 

Ao serem desabastecidas em consertos e reparos onde se faz necessária a interrupção do fornecimento, essas adutoras perdem pressão. Quando retomado, a quantidade de água ‘viajando’ em alta pressão pelos dutos acaba ‘carregando’ estes resíduos que estavam incrustados. Apesar de serem inofensivos para a saúde humana, é consenso que ninguém quer ver uma água com aparência de ‘chá’ chegando em suas casas e empreendimentos.

Buscando diminuir esse tipo de ocorrência, o diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque, Luciano Camargo, se reuniu na manhã desta quinta-feira, 4 de fevereiro, com as engenheiras químicas Suleima Lauritzen e  Josiane  Schork, integrantes do quadro de funcionários da brusquense Quimisa, hoje pertencente à multinacional Brenntag. 

Durante o encontro, que também contou com a presença do coordenador da ETA Central, Ricardo Bortolotto, foram discutidos planos de ação de curto e médio prazo para diminuir a incidência de incrustação nas redes do Samae.

“Nos reunimos para procurar novos métodos de evitar a presença de água suja, principalmente quando há interrupção de água para consertos”, explica o diretor-presidente Luciano Camargo. “Esse é um problema de saneamento básico a nível mundial. Por ter um amplo conhecimento, buscamos essa parceria com a Quimisa para conhecer novas tendências de dosagem e de mercado para serem utilizadas”.

Como resultado desta reunião, o Samae coletou uma série de ações que em breve serão colocadas em prática para melhorar cada vez mais o abastecimento de água na cidade.

Dúvidas ou Sugestões

Problema na tubulação deixa bairros sem água em Brusque

Equipes de conserto do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque trabalham, desde o início da manhã desta terça-feira, 9 de março, em um reparo emergencial de rede rompida na rua Alberto Muller, bairro Limeira. Conforme informações da Área Técnica da autarquia, trata-se de uma adutora que acabou quebrando no ponto em que reduz de 250 milímetros para 150 milímetros de diâmetro....
Continuar lendo...

Sine de Brusque divulga vagas de emprego disponíveis

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Brusque conta, nesta sexta-feira (19), com mais de 200 vagas de empregos disponíveis. Os interessados em alguma das oportunidades devem se dirigir ao Sine com a carteira de trabalho em mãos, que serão encaminhados para entrevista junto ao empregador. Confira as vagas: assistente fiscal, assistente de vendas, assistente de vendas SAC, auxiliar faturamento,analista de marketing, atendente de lanchonete (PCD), ajudante de carga e...
Continuar lendo...

Formação de um ciclone extratropical deve afetar o tempo em SC

Entre a noite de sábado (10) e manhã de domingo (11), um ciclone extratropical deve intensificar-se na costa do Uruguai, e vai da origem a uma frente fria no sul do Brasil. De acordo com a Defesa Civil do estado de Santa Catarina, com frente fria, o impacto do fenômeno deve mudar as condições do tempo n o estado, e a presença de chuva mal distribuída também está prevista, especialmente no Litoral sul e Planalto sul. Esses...
Continuar lendo...