Prazo para entregar declaração do Imposto de Renda começa hoje

A partir das 8h de hoje (1º), o contribuinte pode começar a prestar contas com o Leão. Nesta segunda-feira começa o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 (ano-base 2020). O programa para computador está disponível na página da Receita Federal na internet desde a última quinta-feira (25).

O prazo de entrega vai até as 23h59min de 30 de abril. Neste ano, o Fisco espera receber 32.619.749 declarações. No ano passado, foram enviadas 31.980.146 declarações.

Pelas estimativas da Receita Federal, 60% das declarações terão restituição de imposto, 21% não terão imposto a pagar nem a restituir e 19% terão imposto a pagar.

Assim como no ano passado, serão pagos cinco lotes de restituição. Os reembolsos serão distribuídos nas seguintes datas: 31 de maio (primeiro lote), 30 de junho (segundo lote), 30 de julho (terceiro lote), 31 de agosto (quarto lote) e 30 de setembro (quinto lote).

Novidades

As regras para a entrega da declaração do Imposto de Renda foram divulgadas na semana passada pela Receita. Entre as principais novidades, está a obrigatoriedade de declarar o auxílio emergencial para quem recebeu mais de R$ 22.847,76 em outros rendimentos tributáveis e a criação de três campos na ficha “Bens e direitos” para o contribuinte informar criptomoedas e outros ativos eletrônicos.

O prazo para as empresas, os bancos e demais instituições financeiras e os planos de saúde fornecerem os comprovantes de rendimentos acabou na última sexta-feira (26). O contribuinte também deve juntar recibos, no caso de aluguéis, de pensões, de prestações de serviços, e notas fiscais, usadas para comprovar deduções.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Hospitais de SC têm estoque de remédios para 15 dias

Os hospitais de Santa Catarina revelaram na manhã desta sexta-feira (12) através da Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina, que o estoque de remédios poderá ficar comprometido dentro de 15 dias. O comunicado foi feito pela presidente da Fehosc, Neusa Lucio Luiz, informando que dezenas de hospitais do Estado não recebem desde janeiro o repasse pelos leitos de UTI Covid-19 pelo SUS...
Continuar lendo...

Corrida de pacientes da Covid-19 por leitos de UTI já chega ao Poder Judiciário em SC

O desembargador Júlio César Machado Ferreira de Melo, em regime de plantão na noite de terça-feira (02), indeferiu agravo de instrumento interposto por cidadão que buscava amparo judicial para obrigar o Estado a providenciar sua internação em UTI de unidade pública de saúde, com suporte de oxigênio, após ser diagnosticado portador da Covid-19. O pleito original foi formulado em mandado de segurança na comarca de...
Continuar lendo...

Após dois dias da morte do pai mulher faz festa

Um fato inusitado aconteceu no Sul do Estado, onde uma mulher após dois dias da morte do pai, promoveu uma festa entre familiares e amigos. O fato chegou ao conhecimento da Polícia Militar e que teve de comparecer ao local da denúncia para por fim a festa. De acordo com relato da mulher, o motivo daquela festa era superar a tristeza pela morte do seu pai, vítima de coronavírus. Ainda de acordo com a mulher, como o pai gostava de reunir amigos e familiares...
Continuar lendo...