Pesquisa brasileira avalia estresse em pacientes com covid-19

Pesquisadores da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) realizaram uma pesquisa para avaliar os efeitos do estresse oxidativo em pacientes com quadro grave de covid-19. Após analisarem 77 pessoas, o estudo concluiu que a gravidade da doença não é fator determinante para provocar mudanças no sistema de defesa antioxidante.

Segundo a PUC, a pesquisa é a primeira a apontar para essa conclusão. No entanto, o posicionamento não é definitivo, pois outras pesquisas sugerem que o estresse oxidativo pode sim agravar várias doenças.

Durante a pesquisa, os pacientes, que estavam internados em um hospital em Curitiba, foram divididos entre os grupos com quadro de saúde moderado e com situação grave. No período avaliado concluiu-se que as pessoas com alta contagem de leucócitos e altos índices de PCR (Proteína C-reativa) permaneceram internados por mais tempo. Contudo, não foi encontrada relação entre a gravidade do quadro e o nível de estresse oxidativo.

O estresse oxidativo ocorre a partir do desequilíbrio entre a formação de radicais livres, moléculas responsáveis por enfermidades, e a capacidade antioxidante (proteção) das células. Dessa forma, são formados mais radicais do que antioxidantes, causado danos às células e provocando o desenvolvimento e o agravamento de várias doenças.

Os radicais livres também são necessários para as células e são produzidos naturalmente pelo organismo. No entanto, infecções podem aumentar a produção dos radicais.

O estudo foi publicado revista científica internacional Free Radical Biology & Medicine. 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Carlos Moisés anuncia investimento recorde de R$ 343 milhões para a Segurança Pública

O governador Carlos Moisés anunciou na tarde desta segunda-feira, 29, um investimento de R$ 343 milhões para a Segurança Pública de Santa Catarina nos próximos dois anos. Trata-se do maior volume de recursos para o setor na história do Estado. O valor será investido na compra de viaturas, como carros, caminhões, ambulâncias, ônibus, quadriciclos e motoaquáticas, além de armamentos, sistemas de tecnologia e outros...
Continuar lendo...

Brusque soma 37 pessoas internadas na UTI por Covid-19

O novo boletim epidemiológico da Prefeitura de Brusque, divulgado nesta quarta-feira (24), aponta que Brusque tem 19.800 casos confirmados de Covid-19. Nas últimas 24 horas foram registrados 88 novas ocorrências da doença. Do total, 18.724 pessoas já estão recuperadas. Há 904 casos ativos e 37 em investigação. A cidade tem no momento 37 pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 37 em enfermaria. Desde o...
Continuar lendo...

Chafariz da Praça Sesquicentenário é religado

O chafariz da praça Sesquicentenário, em frente à Prefeitura de Brusque, foi religado no final da tarde desta quinta-feira (8). O equipamento estava desligado desde o mês de setembro do ano passado, devido a ação de vandalismo. Durante a manutenção foram trocados todos os bicos que estavam quebrados, realizada a limpeza dos dutos devido à quantidade de lixo (papel, palitos de picolé e pirulito e ponta de cigarros). Os bicos...
Continuar lendo...