“É possível deixar nas mãos da população a responsabilidade de se cuidar?”, questiona vereadora

Na sessão ordinária da terça-feira, 23 de fevereiro, Marlina Oliveira Schiessl (PT) falou sobre o avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em Brusque. “Quem abriu o jornal local esta manhã viu que a capa estampava uma situação de crise, palavra que desperta preocupação. Tenho colocado nesta tribuna a problemática que estamos vivendo e que se arrasta não só na nossa cidade, como no nosso país, nesses quase 12 meses em que estamos enfrentando esse problema”, disse a vereadora.
 
Em seguida, ela destacou o recente alerta dado pelo o secretário municipal de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, em pronunciamento numa rede social, sobre a iminência de “agravamento profundo” da pandemia e a expectativa de colapso do sistema nacional de Saúde: “Chamou a atenção a fala do secretário de que vagaram dois espaços na UTI [unidade de terapia intensiva] porque houve dois óbitos”, observou a parlamentar. 
 
“No Brasil, o tempo todo se fala somente de três elementos: uso da máscara, álcool em gel e distanciamento social, e que a grande problemática da Covid-19 é gerar um colapso no sistema de Saúde. Não quero pregar o lockdown, porque sei o quanto as pessoas estão precisando trabalhar e que as mulheres estão saindo do trabalho e optando por ter menos renda, menos poder de compra, para poder cuidar de seus filhos. Mas quando vejo uma situação de colapso, preciso colocar novamente o valor da vida em primeiro lugar”, prosseguiu. 
 
A orientação do secretário e do prefeito Ari Vequi (MDB) neste momento - continuou a oradora - é fazer justamente o que tem sido recomendado há cerca de um ano: usar máscaras, álcool em gel e manter o distanciamento social. O Executivo anunciou ainda que evitará o fechamento do comércio e de outras atividades. 
Depois de exibir no telão do plenário cenas de aglomeração no estabelecimento brusquense chamado Fla Brusque, Marlina refletiu: “Sei do cansaço que estamos vivendo, contudo, é possível deixar nas mãos da população a responsabilidade de se cuidar? Faço-me essa pergunta a todo momento”. 
 
Divulgação de infectados na Educação
Ela anunciou, por fim, o protocolo do Projeto de Lei Ordinária nº 17/2021, de sua autoria, que dispõe sobre a divulgação do número de pessoas infectadas por Covid-19 na rede municipal de educação. “O que se deseja com isso é a transparência. O direito do pai e da mãe saberem o número de infectados para que possam tomar com mais consciência a decisão de enviar ou não os filhos à escola”, afirmou. 
Em aparte, o líder do governo na Câmara, Nik Angelo Imhof (MDB) cogitou que a secretária municipal de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, deve ser solícita à proposta constante do projeto de lei.
 
Povo de Dentro
Ao abrir seu pronunciamento, Marlina se solidarizou com Douglas Leoni, artista abordado por policiais militares na terça-feira 16, nas dependências da escola estadual Feliciano Pires, enquanto criava um dos murais da obra de arte urbana “Povo de Dentro”. 
“Douglas foi abordado de maneira extremamente truculenta, sendo confundido no exercício do seu trabalho com qualquer coisa, menos um trabalhador da arte”, protestou a vereadora.
Ela prometeu voltar a abordar a temática arte e cultura “como algo elementar para o desenvolvimento de um povo e para o desenvolvimento social e econômico de uma cidade”.
Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Caminhão com produtos químicos tomba na BR-101

  No final da manhã desta quarta-feira (11) por volta das 11h30 na BR-101 na região de Araquari, um caminhão que transportava carga de 16,1 toneladas de produtos químicos tombou próximo ao trevo com a BR-280, sentido Joinville. A PRF informou que não houve a necessidade de interditar a pista. O motorista do caminhão teve ferimentos leves, e foi encaminhado ao Pronto Socorro do Hospital São José, de Joinville.
Continuar lendo...

Novo óbito eleva para 273 o número de moradores de Brusque vítimas da Covid-19

A cidade de Brusque registrou, neste sábado (19), o óbito de número 273 associado ao coronavírus. A vítima foi um homem de 49 anos, morador do bairro Souza Cruz. sem registro de comorbidade. Ele manifestou os primeiros sintomas da doença em 25 de maio. Foi encaminhado par a Unidade de Terapia (UTI)  no dia 03 de junho.  A vítima não tinha registro de vacina.
Continuar lendo...

(VÍDEO) Carro invade casa noturna e quase atropela clientes

Imagens que circulam nas redes sociais na tarde deste domingo (25), mostram um carro invadindo um bar que fica localizado no bairro Águas Claras. Há comentários de que esse carro seria o mesmo que, minutos depois, pegou fogo na madrugada no bairro Santa Luzia. As imagens mostram dois seguranças conversando sobre algo que estaria acontecendo do lado de fora. Segundos depois, o carro invade o estabelecimento e acaba quebrando duas paredes de madeira. Logo...
Continuar lendo...