" As crianças estão tomando poder dentro da família"

Está faltando rigor das famílias, principalmente de pais e responsáveis, com a educação das crianças. Palavras da psicóloga Beatriz Teresinha Dias, durante entrevista ao programa Rádio Revista Cidade. A família, segundo ela, tem papel crucial no desenvolvimento comportamental do menor.

“Geralmente observamos que os pais não tem mais esse controle que uma criança de três ou quatro anos está tomando a hierarquia familiar. Isso me deixa intrigada de ver esse tipo de coisa. Uma criança dessa idade faz o que que e os pais não tomam uma atitude”, destacou ela.

A psicóloga destaca que a formação de uma personalidade ocorre até os oito anos de idade. Os pais precisam direcionar sobre o rumo que ela deve ter quando crescer.

“Essa criança precisa ter base, sustentação, direcionamento. E ela vai buscar de onde, se os pais não dão essa oportunidade. As crianças estão tomando poder dentro da família. Ela batem, o pé, choram, gritam e os pais vão lá e passam a  mão na cabeça”, pontua ela.

Para ela, a pandemia foi uma oportunidade única de muitos pais exercerem de fato esse papel. A maioria dosa pais se viu perdida em ter os filhos dentro de casa em tempo integral.

“Vejo que a pandemia não foi fácil. Mas observo que a família teve uma grande oportunidade de estar mais próxima. A questão do afeto”, pontua ela.

Atualmente, Beatriz passou a atuar junto a um público especifico, que são mulheres com idade acima de 20 anos. Na entrevista, ela abordou sobre a situação de casais que se separam com facilidade. Ou de casamentos que pareciam sólidos, mas que se desfazem da noite para o dia.

Na visão dela, se não houve companheirismo, ajuda mútua, diálogo, em pouco tempo acaba. “Tudo é preciso sustentar, manter, cuidar. E o amor também é assim. A vida a dois é assim. Se o casal não tira o tempo para ele. Muitos saem de casa cedo porque não querem ter responsabilidade e acabam casando cedo. Mas esquecem que isso também tem responsabilidade”, frisa Beatriz.

A psicóloga tem um canal no Youtube em que faz abordagens sobre o tema.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões