Observatório Social de Brusque completa dez anos em 2021

No ano em que o Observatório Social de Brusque (OSB-Brusque) completa dez anos, a equipe que integra a entidade está bastante otimista para o planejamento de 2021. Segundo o presidente Claudemir Marcolla, a expectativa é de um ano de muito trabalho, com o aprimoramento das atividades desenvolvidas. 

“Ao longo desses dez anos de caminhada, nosso trabalho já rendeu bons frutos para a sociedade. Inclusive, somos finalistas do 3º Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública de Santa Catarina, com as atividades na área de Monitoramento de Contratos e Licitações. Este é um dos exemplos positivos do nosso trabalho, mas temos a certeza de que podemos fazer cada vez mais”, afirma.

No dia 28 de abril, a entidade completa sua primeira década de atuação.

Educação Fiscal e Cidadania

Ainda em um contexto de pandemia, as atividades promovidas pela entidade serão realizadas de forma híbrida, conciliando ações presenciais e remotas. A consultora em Gestão, Mitchi Corrêa Galvão do Rio Apa, destaca os programas “Observador Social Mirim”, “Era uma vez, uma semente do bem”  e “OAB vai à Escola com o Observatório Socia: um bate-papo cidadãos", que estão em fase de adaptações ao novo cenário. 

“Em todos, estamos avaliando estratégias de aplicação do programa e adaptação das atividades presenciais, conforme exigências sanitárias. Também devemos continuar com a contação de histórias através de lives, que foi um marco do nosso programa “Era uma vez uma semente do bem”, do ano passado”, conta. 

Monitoramento e compras

Para contribuir ainda mais com a parte de monitoramento de obras públicas, está em desenvolvimento uma nova metodologia para nortear esses trabalhos. A atividade será realizada nos municípios de Brusque, Guabiruba e Botuverá e contará com a dedicação exclusiva de um profissional de arquitetura e urbanismo, que será responsável por essa parte de consultoria. 

"Em relação às compras  públicas, creio que teremos avanços, graças à experiência adquirida pela nossa equipe nos últimos anos e pelo reconhecimento dos órgãos públicos ao nosso trabalho”, ressalta o diretor executivo, Evandro Gevaerd.

Desafios

Em 2021, o principal desafio da entidade continua sendo a adaptação de seus trabalhos devido às medidas restritivas impostas pela pandemia de Covid-19. 

“Para enfrentar os desafios vamos continuar usando as ferramentas digitais ao nosso favor, visando a sincronia da equipe em prol da eficiência dos nossos trabalhos", afirma o presidente Marcolla.

De acordo com o gestor Gevaerd, a entidade sempre procurou trabalhar proativamente, respeitando funcionários públicos e agentes políticos. “Buscamos, de  forma técnica, apresentar sugestões e apontar possíveis fragilidades. Pretendemos também levar mais informação sobre o desempenho das administrações e levantamentos sobre gasto público à população, sempre de forma imparcial e técnica. A sociedade espera que cada centavo arrecadado em tributos seja aplicado em benefício da população, e não para agradar agremiações partidárias ou seus dirigentes, e para isso temos estratégias”, finaliza.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Unidade Móvel de atendimento ao Covid, estará disponível na Praça Barão Schneeburg

A Secretaria de Saúde informa, que a partir de quinta-feira (13), disponibilizará mais uma opção de atendimento para a população com sintomas de Covid-19 e síndrome gripal. Uma Unidade Móvel estará na Praça Barão de Schneeburg, a partir das 13h.  No local, uma equipe composta por um médico, enfermeiro e farmacêutico, irão ofertar consultas e testagens para a população. A partir...
Continuar lendo...

Coronel Mocellin e motorista sofrem acidente na BR-282 e são levados ao hospital

O deputado Coronel Mocellin (PSL) sofreu um acidente de trânsito no início da tarde desta sexta-feira (23) na BR-282, próximo de Linha Moroé, em Iraceminha, e foi levado ao Hospital São José, de Maravilha. Segundo a assessoria do deputado, o veículo capotou e o parlamentar teve escoriações leves e o motorista também teve ferimentos, mas apesar do susto, os dois passam bem. Mocellin se deslocava para um evento em São...
Continuar lendo...

Três adolescentes são detidos após tentativa de roubo em mercado no Paquetá

Por volta de 16h07 de sexta-feira (11), a Polícia Militar foi acionada para atender um chamado de roubo tentado por três homens a um mercado localizado no bairro Paquetá. Um dos envolvidos estava armado de revólver e um com uma faca com cabo branco. Ambos anunciaram o roubo no mercado, momento que a vítima começou a gritar e pedir socorro, situação que teria assustado os criminosos e deixaram o local correndo sem levar nada. De...
Continuar lendo...