Brusque Basquete/FME estreia no Campeonato Brasileiro da CBB

A tradição do Brusque Basquete mais uma vez estará presente numa competição do basquete nacional. Até o fim desse mês, de 23 a 27 de fevereiro, a equipe do técnico Abdala Salomão faz os jogos do turno do Campeonato Brasileiro da CBB. Pela Conferência Hélio Nunes, a chave B da competição, a equipe terá pela frente desafios contra o Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Basquete Joinville e União Corinthians (RS). Os jogos ocorrem em Ponta Grossa (PR). Já o returno será disputado em Brusque, no fim do mês de março. Todas as partidas são transmitidas pela CBB.

Com a edição de 2021, essa será a sétima vez consecutiva que o Brusque Basquete vai representar a cidade e o estado de Santa Catarina no cenário nacional. O feito é comemorado pelo presidente da equipe, Zurico Frota. “Isso mostra a seriedade do projeto do basquete de Brusque. Aqui fazemos basquete por amor e isso nos faz alcançar grandes resultados, aliado a competência e qualidade dos nossos atletas”, diz.

Em 2019, na última edição, o time brusquense acabou na quarta colocação, feito bem avaliado pelo mandatário do time. “Para esse ano, montamos uma equipe jovem e bastante aguerrida”, destaca Zurico.

Ele lembra que, em função da pandemia, o torcedor não poderá acompanhar a equipe em quadra, mas ressalta que todos os jogos terão transmissão ao vivo. “Queríamos o torcedor ao nosso lado, mas, já que não é possível, pedimos para que nos acompanhem nas redes sociais e nos mandem aquela energia positiva”, comenta.

Juventude e experiência

Para a competição, o time brusquense mantém uma base já conhecida com jogadores como os alas/pivôs Emílio e Durval, os pivôs Finão e Raul, além do armador Kevin. Novos reforços também chegaram como o armador Arthur, que veio do Tijucas após jogar o Campeonato Carioca; o lateral Matheus, formado no Palmeiras; e o armador João que veio de Franca, uma das principais escolas do basquete brasileiro.

Também chega ao Brusque o pivô André que passou pela equipe de Limeira nas categorias de base e atuou no juvenil do time de Rio Claro. “Estamos apostando em jogadores novos, mas que já demonstraram muito potencial em outras equipes”, destaca Zurico.

No banco de reservas, o time também terá novidades. O experiente treinador Abdala Salomão, que fez carreira como atleta no basquetebol paulista e depois no comando de equipes do Norte e Nordeste faz a sua estreia numa competição à frente do time brusquense. “A expectativa é muito grande. A equipe manteve 50% de atletas remanescentes da última temporada. Está chegando uma garotada nova, é uma equipe jovem que vai dar trabalho aos adversários”, diz.

Regulamento

O Brasileirão terá 12 equipes, de seis estados, e o torneio terá ao todo 80 partidas. Na primeira fase, os times jogam dentro das suas Conferências (Gerson Victalino e Hélio Rubens Garcia) em turno e returno. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para as quartas de final. Os outros disputam a segunda fase para classificar mais quatro times para as quartas de final, que serão em melhor de três partidas. Os quatro classificados farão o Final Four, em sede única, para definir o campeão do Brasileiro.

O Brusque Basquete participa do Brasileiro CBB com apoio da Federação Catarinense de Basketball e Trimania. A equipe conta ainda com o apoio da Prefeitura de Brusque, por meio da Fundação Municipal de Esportes, e tem como patrocinador máster a Aradefe Malhas.

Elenco – Brusque Basquete 2021
Nome: André Reis de Paulo
Posição: Ala/pivô
Data e local de nascimento: 23/01/1998, São Paulo (SP)
Idade: 23 anos
Altura: 2 metros
Último clube: São Paulo D.C (3x3)

Nome: Arthur Rosa
Posição: Ala/armador
Data e local de nascimento: 06/10/1998, Rio de Janeiro (RJ)
Idade: 22 anos
Altura: 1,93 metros
Peso: 80 kg
Último clube: Tijuca (RJ)

Nome: Durval Alves Prado Cunha
Posição: Ala/pivô
Data e local de nascimento: 15/01/1992, Belo Horizonte (MG)
Idade: 29 anos
Altura: 2 metros
Peso: 103 kg
Último clube: Grande Basket São José (SC)

Nome: Emílio Bruno Otte
Posição: Ala/pivô
Data e local de nascimento: 30/04/1997, Bagé (RS)
Idade: 23 anos
Altura: 2 metros
Último clube: Círculo Militar (PR)

Nome: Felipe Silva
Posição: Ala
Data e local de nascimento: 30/10/1998, Rio de Janeiro (RJ)
Idade: 22 anos
Altura: 2,01 metros
Peso: 83 kg
Último clube: Avaí (SC)

Nome: Gabriel Assunção Vargas Ribeiro
Posição: Ala
Data e local de nascimento: 06/02/1998, São Gonçalo (RJ)
Idade: 23 anos
Altura: 1,96 metros
Peso: 99 kg
Último clube: Vitória (BA)

Nome: João Mateus de O. Camargo
Posição: Armador
Data e local de nascimento: 26/06/1999, Pinhão (PR)
Idade: 21 anos
Altura: 1,81 metros
Peso: 78 kg
Último clube: Círculo Militar (PR)

Nome: Kevin Luiz Nascimento
Posição: Armador
Data e local de nascimento: 14/10/1992, Hallem (New York)
Idade: 28 anos
Altura: 1,83 metros
Peso: 75 kg
Último clube: Brusque

Nome: Luís Henrique Amorim Knabben
Posição: Ala
Data e local de nascimento: 19/06/2004, Brusque (SC)
Idade: 16 anos
Altura: 1,87 metros
Peso: 73 kg
Último clube (base Brusque)

Nome: Matheus Bernardo Macedo Vicente
Posição: Ala/armador
Data e local de nascimento: 08/05/1999, Santo André (SP)
Idade: 21 anos
Altura: 1,93 metros
Peso: 85 kg
Último clube: Praia Clube

Nome: Raul Silva
Posição: Pivô
Data e local de nascimento: 21/01/1990, Rio de Janeiro (RJ)
Idade: 31 anos
Altura: 2,15 metros
Peso: 122 kg
Último clube: Brusque

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Mudança nos horários de atendimento em saúde de Guabiruba

O cidadão que necessitar dos serviços de saúde municipais em Guabiruba deve ficar atento aos novos horários de funcionamento. A alteração ocorre com o objetivo de melhorar o atendimento, segundo a Prefeitura. A partir de segunda-feira (1), a Policlínica atenderá das 6h às 21h, sem fechar para almoço. A sala de vacina, na Policlínica, atenderá das 7h às 20h. Os horários diferem por...
Continuar lendo...

Policial Militar de folga socorre vítima de acidente em Brusque

  Um policial militar de Brusque,  que estava  em seu horário de folga, passando na rua Maximiliano Furbringer, na noite dessa quarta-feira, 24, por volta das 20h30, se deparou  com um acidente de trânsito com pessoa gravemente ferida. Imediatamente acionou o Corpo de Bombeiros, enquanto outra guarnição do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) que passava pelo local prestou apoio. Os policiais observaram uma forte hemorragia na...
Continuar lendo...

Servidora acusa Prefeitura de não renovar contratos para privilegiar profissionais da fila

Uma servidora da Prefeitura de  da área da saúde, admitida em caráter temporário, está acusando a administração de privilegiar profissionais que realizaram o mesmo processo seletivo que ela e que estariam sendo chamados, enquanto seu contrato está sendo rescindido.  De acordo com ela, no momento em que mais a prefeitura necessita de profissionais na área da saúde, os contratos dos profissionais já...
Continuar lendo...