Samae notifica Recicle Catarinense de Resíduos

Nesta segunda-feira, 22 de fevereiro, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque notificou extrajudicialmente a empresa Recicle Catarinense de Resíduos LTDA. O objetivo é requerer da concessionária responsável pela coleta de lixo no município o envio de diversas informações sobre o trabalho realizado atualmente na cidade. 

Conforme o diretor-presidente do Samae Brusque, Luciano Camargo, apesar de a autarquia manter convênio apenas para arrecadar e repassar a tarifa do lixo à Recicle, a imagem de ambas as empresas acabam atreladas e associadas. Por conta disto, na visão do gestor, é preciso zelar para que não ocorram responsabilizações indevidas.

“Nosso setor de atendimento recebe muitas reclamações atualmente, pois o cidadão não entende que o Samae é só um mero arrecadador. Não temos vínculo com a Recicle a não ser esse convênio firmado”, explica Luciano. “O contribuinte faz uma série de reclamações, pois a Recicle não presta o devido atendimento. Isso faz com que a nossa imagem fique desgastada. Nós temos uma parceria de cobrança, só que agora estão ocorrendo situações que geram um desgaste pra gente e estamos querendo saber como a Recicle trata seus clientes”, complementa.

Na notificação estão contidos questionamentos acerca dos critérios utilizados pela concessionária para a cobrança das taxas de lixo; sobre como é feita a cobrança; quais as formas de atendimento ao público; quais os componentes levados em conta para o último reajuste; como o cidadão pode para pagar separadamente a tarifa do lixo (o que é previsto por lei) e quais os critérios de contrapartida financeira atualmente realizados pela Recicle ao Samae Brusque.

Imbróglio

Com a pandemia, muitos contribuintes deixaram de pagar as suas faturas de água, por conta do acréscimo da tarifa de coleta de lixo. Conforme Luciano Camargo, é preciso separar uma coisa da outra. “Se a pessoa tem recursos financeiros apenas para pagar a água, nós vamos buscar esse pagamento e fazendo com que as empresas conveniadas façam suas cobranças”, finaliza.

Dúvidas ou Sugestões

Governador decreta suspensão de atividades no fim de semana

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, anunciou novo decreto nesta quinta-feira (25), suspendendo o funcionamento de serviços não essenciais das 23h desta sexta-feira, 26 de fevereiro, até as 06h de segunda-feira, 1º de março. A decisão é mais uma medida do para reforçar o enfrentamento ao coronavírus em um momento de agravamento da situação sanitária em Santa Catarina. O texto, que...
Continuar lendo...

Contribuinte já pode baixar programa da declaração do IR

A partir das 8h desta quinta-feira (25), os contribuintes podem baixar o programa de preenchimento e de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 (ano-base 2020). O programa para computador estará disponível na página da Receita Federal na internet. O prazo de entrega começará na próxima segunda-feira (1º), às 8h, e irá até as 23h50min59s de 30 de abril. Neste ano,...
Continuar lendo...

Covid-19 - Governo anuncia restrições em praias, casas noturnas e ônibus

O Governo do Estado anunciou nesta quarta-feira, 24, novas medidas de enfrentamento à Covid-19 em Santa Catarina. Os protocolos de saúde, previstos em decreto, têm o objetivo de desacelerar a curva de contágio da doença em um momento de alta taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI no Estado. As medidas entram em vigor nesta quinta-feira, 25, e valem por 15 dias. Conforme o Decreto No 1.168, as novas medidas levam em...
Continuar lendo...