Samae notifica Recicle Catarinense de Resíduos

Nesta segunda-feira, 22 de fevereiro, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque notificou extrajudicialmente a empresa Recicle Catarinense de Resíduos LTDA. O objetivo é requerer da concessionária responsável pela coleta de lixo no município o envio de diversas informações sobre o trabalho realizado atualmente na cidade. 

Conforme o diretor-presidente do Samae Brusque, Luciano Camargo, apesar de a autarquia manter convênio apenas para arrecadar e repassar a tarifa do lixo à Recicle, a imagem de ambas as empresas acabam atreladas e associadas. Por conta disto, na visão do gestor, é preciso zelar para que não ocorram responsabilizações indevidas.

“Nosso setor de atendimento recebe muitas reclamações atualmente, pois o cidadão não entende que o Samae é só um mero arrecadador. Não temos vínculo com a Recicle a não ser esse convênio firmado”, explica Luciano. “O contribuinte faz uma série de reclamações, pois a Recicle não presta o devido atendimento. Isso faz com que a nossa imagem fique desgastada. Nós temos uma parceria de cobrança, só que agora estão ocorrendo situações que geram um desgaste pra gente e estamos querendo saber como a Recicle trata seus clientes”, complementa.

Na notificação estão contidos questionamentos acerca dos critérios utilizados pela concessionária para a cobrança das taxas de lixo; sobre como é feita a cobrança; quais as formas de atendimento ao público; quais os componentes levados em conta para o último reajuste; como o cidadão pode para pagar separadamente a tarifa do lixo (o que é previsto por lei) e quais os critérios de contrapartida financeira atualmente realizados pela Recicle ao Samae Brusque.

Imbróglio

Com a pandemia, muitos contribuintes deixaram de pagar as suas faturas de água, por conta do acréscimo da tarifa de coleta de lixo. Conforme Luciano Camargo, é preciso separar uma coisa da outra. “Se a pessoa tem recursos financeiros apenas para pagar a água, nós vamos buscar esse pagamento e fazendo com que as empresas conveniadas façam suas cobranças”, finaliza.

Dúvidas ou Sugestões

41mm de água em uma hora de chuva em Brusque

Na tarde desta quarta-feira (03) a cidade de Brusque teve mais uma pancada de chuva, em praticamente uma hora choveu 41mm, com o acúmulo de 43,1 mm em 24h. Além disso, a Defesa Civil de Brusque registrou 10 ocorrências no fim da tarde desta quarta.O coordenador da Defesa Civil de Brusque, Edevilson Cugik, falou sobre os atendimentos. “ Tivemos em Brusque uma chuva bastante volumosa no fim da tarde e com o volume dessas chuvas foram registrados alguns pontos de...
Continuar lendo...

Mulher reage à agressão e esfaqueia ex-companheiro

Mulher esfaqueia ex-companheiro ao reagir contra agressão. O fato foi registrado na tarde de sexta-feira (26) em Gaspar, no bairro Figueira. De acordo com relato feito pela mulher, 22 anos, aos policiais, ela havia rompido seu relacionamento com este agressor, 25 anos, porém, inconformado com a separação, ele apareceu na residência com a intenção de conversar com ela para que o relacionamento fosse reatado novamente, o que lhe foi...
Continuar lendo...

Homem tenta jogar ex-mulher da escada, mesmo ela com filha no colo

Nesta quinta-feira (25), por volta das 22h16min, a Polícia Militar de Brusque atendeu uma ocorrência de violência doméstica no bairro Limoeiro. A guarnição se deparou com o agressor, ex-marido da vítima, bastante agitado, tendo que algemar o mesmo de imediato para resguardar tanto a vítima quanto testemunhas e os próprios policiais. Conforme testemunhos, os vizinhos presenciaram toda a agressão e confirmaram a...
Continuar lendo...