Prefeitura anuncia medidas de enfrentamento à pandemia: "Todas as nossas vidas estão em risco"

Em coletiva de imprensa transmitida pelas redes sociais, o prefeito Ari Vequi e o Secretário de Saúde Osvaldo Quirino de Souza, comentaram sobre a situação da pandemia em Brusque e anunciaram novas medidas de enfrentamento ao coronavírus, como transferência de médicos das Unidades de Saúde para o Centro de Triagem e a suspensão total de cirurgias eletivas (pelo SUS e particualres) no Hospital de Azambuja. 

De acordo com o prefeito, o retorno da região do Vale do Itajaí ao risco gravíssimo de contágio requer que todos, em conjunto, redobrem os cuidados. Vequi disse que a partir de amanhã (23), medidas serão tomadas. Revelou também que participará de reuniões com o governador Carlos Moisés, com os prefeitos dos maiores municípios de Santa Catrina e com a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI). 

O prefeito disse que Brusque precisa aumentar o número de médicos no combate à covid-19. Por isso, profissionais das Unidades de Saúde serão deslocados ao Centro de Triagem. “Vamos decretar estado de calamidade de saúde pública. Precisamos atender o nosso grande problema que é o coronavírus. Gostaria que a comunidade brusquense compreendesse esse momento, estamos passando por um momento difícil, com as nossas UTI no limite”, alertou, rechaçando aplicar medidas restritivas como o fechamento de estabelecimentos ou até mesmo lockdown, mas pedindo a colaboração dos cidadãos.

Os médicos das unidades dos bairros Águas Claras, Paquetá, Maluche, Dom Joaquim, Santa Terezinha, Steffen, Centro, Limeira Baixa e Santa Luzia auxiliarão no atendimento no Centro de Triagem. A Unidade do Centro será um novo centro de testagem de assintomáticos. O prefeito disse que as pessoas atendidas deverão procurar a Policlínica, já que o local servirá apenas para a busca de remédios. 

Sobre as vacinas, Vequi disse que a administração está apenas repassando o que é recebido do Governo Federal. “Qualquer vacina que for aprovada, nós aplicaremos na população. Mas as vacinas estão demorando para chegar. Por isso, precisamos fazer sacrifícios e redobrar os cuidado”, solicitou. 

Já o Secretário de Saúde disse que a cidade passará por um agravamento da situação. “Todas as autoridades sanitárias do país são unânimes em dizer que haverá dias muito difíceis. Talvez até haja um colapso no Sistema de Saúde. Brusque vem sendo um exemplo no enfrentamento ao vírus. Nosso índice de mortalidade está sendo consciente e dado mostras de ter compreendido as medidas necessárias para enfrentamento da pandemia. Todas as nossas vidas estão em risco"”, comentou. Quirino de Souza afirmou que diante desse cenário foi necessário tomar medidas. Ele pediu o apoio de todos. “Momentos difíceis são para que a gente possa juntar forças. São momentos decisivos”. 

O secretário disse que a suspensão das cirurgias eletivas no Hospital Azambuja é necessário. “Se nós colapsarmos nos sistemas de UTI, nossos centros cirúrgicos podem servir como UTI”. De acordo com ele, a capacidade de leitos de UTI do hospital está esgotada. Na régio do Vale do Itajaí, 97% dos leitos de UTI estão lotados. 

Também foi revelado pelo Secretário a abertura de um centro de atendimento para atender crianças e adolescentes, no Centro de Triagem.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Polícia Civil faz prisões e recupera carga roubada avaliada em R$ 250 mil, em Brusque

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, realizou prisões e recuperou uma carga roubada. A operação ocorreu em Brusque e Itajaí, na segunda-feira (20). A investigação é sobre um roubo ocorrido no dia 11/11/2021, em Navegantes, e três pessoas são suspeitas pelo crime, que ocorreu durante a madrugada. O motorista foi localizado somente...
Continuar lendo...

Chuva: Defesa Civil registrou 26 ocorrências nas últimas 24 horas

Por volta das 12:40, a Defesa Civil divulgou um boletim com as ocorrências deste domingo (28), após as chuvas que caíram na região. Conforme a Alerta da Defesa Civil de Santa Catarina permanece previsão do tempo indicando chuvas até na Segunda-feira, com de acumulados que podem ultrapassar os 100 milímetros.  A Defesa Civil registrou 26 ocorrências nas últimas 24 horas: Alagamento em via pública –...
Continuar lendo...

Carro com cinco pessoas bate em caminhão e capota na rodovia

Um automóvel Ford Fiesta, com placas do Mercosul, capotou e deixou cinco pessoas feridas. O acidente aconteceu na BR 470, região de Gaspar, por volta das 7 horas de hoje, sábado (24).  De acordo com as informações da polícia, o veículo era conduzido por uma mulher de 35 anos de idade. Ela disse que viajava de Navegantes para Chapecó, quando um caminhão lhe cortou a frente, fazendo com que colidisse e perdesse o controle do...
Continuar lendo...