Na noite desta quarta-feira (17), ocorreu mais uma sessão da Câmara de Vereadores de Guabiruba.
A sessão foi breve. Os vereadores foram objetivos e não se alongaram muito em suas falas.
Destaque para as falas dos parlamentares do Progressistas. Ricardo José Schlindwein solicitou a administração municipal que reduzisse o número de vagas de estacionamento para táxis, com o objetivo de gerar novas vagas para a população. De acordo com ele, a demanda do serviço vem caindo na cidade nos últimos anos com o advento de aplicativos como o Uber e uma quantidade considerável de vagas poderiam ser liberadas para o cidadão comum.
Dalbosco quer o fim da burocracia
Já Waldemiro Dalbosco pediu a desburocratização dos serviços de forma geral na cidade. “Temos que fazer com que os serviços sejam mais rápidos e eficientes. Lá na década de 80 comemoramos a criação do Ministério da Desburocratização e 40 anos depois estamos ainda no mesmo patamar, de patinar em burocracias, com certidões vencendo e o cidadão não podendo resolver o problema”, disse. Para Dalbosco, Guabiruba pode ter, por exemplo, certidões negativas com prazos de validade maiores. “Sabemos que 90 dias é um período muito curto. É um processo muito burocrático. Que ao menos o que se refere ao município nós consigamos fazer de forma mais prática”, defendeu.
Solidariedade a Rick Zanata
Repercutiu também o processo recebido por Rick Zanata, vereador de Brusque. O parlamentar do Patriota foi surpreendido com uma ação que pede a cassação do mandato pelo fato dele doar o salário para entidades. O vereador Alexandre Pereira, que doou seu primeiro salário para instituições da cidade, prestou solidariedade ao colega. “Vários eleitores vieram até mim e me questionaram se poderia acontecer o mesmo aqui. Vejo que não há nada de ilegal. A intenção dele é boa, ajuda as entidades, dou os parabéns a ele. Eu fiz uma promessa de fé, que se me elegesse, doaria o meu primeiro salário. Ser vereador é um sonho que realizei. Não usei isso em campanha para conquistar votos. Se tiver oportunidade de fazer isso mais vezes, irei fazer”, revelou.
Preocupação com a pandemia
O vereador Jair Francisco Kohler alertou sobre o crescente número de casos de covid-19 na cidade. Ele pediu maior conscientização por parte da população. “A gente assiste os jornais e se preocupa muito com a situação. Tivemos 32 mortes nas últimas horas no nosso estado e mais de mil mortes por dia no país. Os hospitais na região lotados. Muita gente não está nem aí para a situação. Praias lotadas, festas clandestinas, aglomerações. Temos que tomar providências”. Perguntado pela reportagem se essas providências seriam o retorno de medidas restritivas, Kohler rechaçou a possibilidade. “Não acho que precisa chegar a essa situação. A população precisa estar ciente que estamos em um quadro difícil no estado e no país. Não é porque nossa cidade está um pouco mais tranquila que temos que relaxar”, sustentou.
O parlamentar disse ainda que foi em um supermercado da cidade no final de semana e o local estava com grande público, sem que houvesse o respeito das medidas de prevenção como o distanciamento social. Ele entretanto, preferiu não revelar o nome do estabelecimento.
Por fim, os vereadores aprovaram com unanimidade o projeto de lei referente ao Projeto de Lei nº 01/2021, "da nova redação ao art. 8º da lei 1.300, de 22 de dezembro de 2011, que cria a fundação cultural de Guabiruba e o Fundo Municipal de Cultura, e dá outras providências”.