A ex-vereadora e advogada Ana Helena Boos assumiu a superintendência da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) no início deste ano.
De acordo com ela, as principais denúncias são os efluentes jogados nos rios e a poluição atmosférica, porém, há outras demandas atendidas pela pasta, como as terraplanagens.
A superintendente comenta a situação da poluição nos rios e as principais medidas tomadas pela fundação para solucionar este problema. “Um pouco é pela falta de esgoto sanitário, não temos o tratamento de esgoto doméstico. Sobre a questão dos efluentes, estamos realizando visitas nas empresas, com um acompanhamento para encontrarmos uma efetiva solução. Nos reuniremos com a Acibr e com os núcleos de tinturarias e malharias”, revela.
Ana Helena considera que um dos principais desafios da pasta é a desburocratização. “Utilizamos muito papel. Em breve, estaremos implantando um sistema para também agilizar os processos, as licenças e tornar mais simples. Também vamos criar novos canais para a realização de denúncias. Hoje, temos somente por telefone. Pretendemos aprimorar isso”, afirma.