(VÍDEO) Câmara cobra que Prefeitura atualize Plano Diretor

Vídeos

Câmara cobra a atualização do Plano Diretor de Brusque

A atualização do Plano Diretor de Brusque foi um dos assuntos debatidos na sessão de ontem, terça-feira (16), da Câmara Municipal. Isso porque a cidade está atrasada na elaboração do mesmo, cujo prazo expirou há três anos (cada município deve refazer o seu de dez em dez anos).

O vereador e presidente da casa, Alessandro Simas (DEM), apresentou um Requerimento sobre o tema. No documento, ele pede que o prefeito Ari Vequi encaminhe o quanto antes os estudos necessários para a atualização do Plano. Principalmente utilizando modelos de outras cidades, como Balneário Camboriú, com ênfase à permissão para construções verticais.

“Temos a obrigação de tratar desse assunto. Como mostrei no vídeo da cidade de Balneário Camboriú. Claro que é uma realidade diferente, mas temos a obrigação de discutir em Brusque um plano macro e não em pequenas mudanças”, pontuou ele.

Ele citou áreas da cidade que possuem, hoje, restrições para novas construções, principalmente em relação à quantidade de pavimentos. Algo que precisa ser mudado com urgência, afirmou o vereador Jean Pirola (PP).

“Temos que pensar de forma horizontal a cidade. Porque não temos mais lotes. Existe morro ou rio. Tem uma série de situações que esperamos que a administração consiga fazer uma discussão macro, por toda a cidade”, frisou ele.

A última vez que o Plano Diretor de Brusque sofreu alteração foi em 2008. O governo federal, através do Ministério das Cidades, exige a atualização a cada década. A determinação consta no estatuto da Cidade, que é a Lei 10.257, de 2001. Um dos incisos do artigo 30 especifica que as alterações e revisões ocorram dentro desse período. Caso a cidade não faça, fica sob o risco de não poder receber recursos federais em diversas áreas, principalmente nas de infraestrutura.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Por unanimidade, Câmara aprova proibição de vereador assumir cargo na prefeitura

  Por unanimidade, a Câmara Municipal de Brusque aprovou o projeto de lei que proíbe vereador de assumir cargo na prefeitura. A votação aconteceu na sessão ordinária desta terça-feira (23). Diferente do que se imaginava nos dias anteriores, a votação aconteceu e inclusive de quem hoje ocupa cargo de suplente, como é o caso de Natal Lira, do Democracia Cristã.  Ele, inclusive, fez um discurso contundente...
Continuar lendo...

Ministro da Saúde Eduardo Pazuello vem a Santa Catarina nesta sexta

Santa Catarina receberá mais 91,2 mil doses de vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira, 3. A previsão de chegada é às 8h20 no aeroporto de Florianópolis. A informação foi confirmada pelo governador Carlos Moisés após uma audiência com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na tarde desta terça, 2, em Brasília. O ministro confirmou ainda que visitará o Oeste do Estado nesta sexta-feira, 5. O...
Continuar lendo...

Filho que abandonou pai em rodoviária é preso

O fato viralizou nas redes sociais e causou revolta. Um idoso de Blumenau foi abandonado na rodoviária de Tijucas na noite de sábado (27). De acordo com informações, o senhor Gilmar Duarte da Silva, de 63 anos, foi largado pelo filho com alguns pertences e R$ 40,00. “Eu, pra ser bem sincero, estou triste de mais, por jamais esperar que algo semelhante pudesse acontecer comigo. Meu filho buscou-me na casa de minha filha, em Itajaí, trouxe-me até...
Continuar lendo...