Samae e Fundema verificam denúncias em área rural no Zantão

Durante a manhã desta terça-feira, 16 de fevereiro, o diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque, Luciano Camargo; e a superintendente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema), Ana Helena Boos; se deslocaram até uma propriedade rural próxima da Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Zantão.

No local, desde a última semana estão ocorrendo denúncias de supressão de vegetação em Área de Preservação Permanente (APP) e, também, de atividades que colocam em risco o manancial existente na propriedade. Este mesmo curso de água, inclusive, é responsável por abastecer toda a ETA Zantão.

Conforme Camargo, uma estrada de barro vem sendo aberta por máquinas pesadas nos últimos dias, sem qualquer tipo de projeto ou licença. O diretor-presidente afirma que os resíduos como barro, troncos e vegetações estão sendo descartados às margens da nascente.

“Se cai uma chuva um pouco mais forte, essa lama que foi resultado dessas intervenções pode parar toda dentro da nascente. Existe o risco de termos que parar o tratamento por dias se algo não for feito”, ressalta.

Agora, a Comissão Gestora de Meio Ambiente do Samae (Cogemas) ficará responsável pela produção de um laudo que será encaminhado à Fundema ainda nesta semana. O documento irá embasar possíveis tomadas de decisão, como a notificação e ou autuação dos proprietários do imóvel, além do embargo dos serviços que estão ocorrendo no local.

Além disso, o setor jurídico da autarquia também já trabalha em uma notificação ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) acerca do fato

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Deputado entrega emendas parlamentares para a cidade de Brusque

O prefeito de Brusque, Ari Vequi, recebeu na tarde desta segunda-feira (22) a visita do deputado estadual Ismael dos Santos. Em pauta a entrega de mais uma emenda impositiva de sua autoria que repassa R$ 200 mil reais para a entidade Renal Vida. Os recursos serão utilizados para compras de unidades de hemodiálise e, para aquisição de um veículo para o transporte de paciente.  Em dezembro, outra emenda no valor de R$ 300 mil já havia sido...
Continuar lendo...

Senado aprova projeto para ampliar oferta de vacinas no Brasil

O Senado aprovou nesta quarta-feira (24) projeto de lei (PL) que cria regras para a compra de vacinas contra covid-19 por empresas privadas. De acordo com o projeto, as vacinas compradas devem ser integralmente doadas ao Sistema Público de Saúde (SUS) enquanto o público prioritário não tiver sido todo vacinado. O PL segue para análise da Câmara dos Deputados. O autor do projeto é o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Ele...
Continuar lendo...

Casal fica ferido após queda de motocicleta, no Águas Claras

Na noite de sábado (20), um casal sofreu ferimentos ao cair de uma motocicleta Honda Biz preta, com placa de Brusque, na rua Valdir Geratti, no Águas Claras. A mulher, de 25 anos, apresentou contusão e escoriações na mão e no pé. Já o homem, de 21 anos, apresentava contusão na mão e escoriações na região do cotovelo. Ambos foram atendidos no local, mas recusaram encaminhamento ao hospital.
Continuar lendo...