O presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Brusque (Apae), Renato Roda, foi o entrevistado desta segunda-feira (15) no programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade. A situação financeira da entidade durante a pandemia e algumas das ações para este ano foram pauta da conversa.
Segundo Roda, a Apae possui, atualmente, 270 alunos nos três centros (Clínica Uni Duni Tê, Instituto Santa Inês e o Centro de Convivência Ruth de Sá), além de 16 funcionários, 35 professores e outros 18 profissionais, bem como um grande grupo de voluntários.
São diversas ações realizadas ao longo do ano para angariar recursos e manter serviços e estrutura. Além de pedágios, acontecem doações da comunidade e eventos, como a tradicional festa que ocorre em setembro. O Clube de Mães, por exemplo, é um dos braços que dá mais força para a arrecadação de recursos.
Roda aponta a ampliação do espaço físico e buscar benefícios em outros meios é uma das metas para 2021. Isso por conta de a pandemia ter prejudicado bastante o que havia sido planejado para 2020. O principal evento realizado pela entidade, a tradicional Festa da Apae, foi um dos afetados diretamente. Ano passado, um evento online tentou manter viva a presença do público, ainda que de forma remota.
“Esperamos que tenhamos a normalidade e possamos fazer a nossa tradicional festa em setembro. Recursos para a entidade são importantes tanto para mantermos as portas abertas quanto para a questão dos investimentos”, disse ele.
Contatos com políticos para obter recursos através de emendas parlamentares têm sido frequentes. Na semana passada, um veículo foi adquirido pela Apae através deste meio.