Anvisa irá inspecionar fábricas das vacinas Covaxin e Sputnik V no próximo mês

As fábricas de duas vacinas contra o novo coronavírus serão inspecionadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início de março. O órgão anunciou ontem (13) à noite que vai vistoriar as instalações de produção da Coxavin, desenvolvida por um laboratório indiano, e da Sputnik V, criada na Rússia, mas em fabricação no Brasil.

Nenhum dos dois imunizantes tem pedido para uso emergencial ou aplicação em massa no país. No entanto, a inspeção das fábricas antes do pedido formal acelera o processo de análise e de aprovação para a aplicação no Brasil.

Em relação à Coxavin, a Anvisa anunciou que a inspeção será feita entre 1 e 5 de março na instalação da Precisa Farmacêutica, representante do laboratório indiano Bharat Biotech no país. A vistoria na fábrica da União Química, parceira brasileira do Instituto Gamaleya, da Rússia, está marcada para 8 a 12 de março. A fábrica da União Química fica em Guarulhos (SP).

Caso as fábricas estejam de acordo com os padrões da Anvisa, receberão o Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF). No último dia 8, a Pfizer/Biontech, pediu o CBPF para três locais de fabricação. O laboratório tem outras quatro fábricas certificadas pela Anvisa.

Atualmente, além da Pfizer, os produtores de três vacinas – AstraZeneca, Janssen e CoronaVac – têm fábricas aprovadas pela Anvisa. No entanto, somente as vacinas da AstraZeneca e CoronaVac estão com o uso emergencial liberado pelo órgão. Entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, os produtores da AstraZeneca e da vacina da Pfizer pediram o registro definitivo à agência.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Pela segunda vez Darlin Maik Carbonera é campeão do concurso Cuca nota 10

Chegou ao fim neste domingo (18), o 8º Festival Nacional da Cuca, realizado pelo Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr). Na  tarde de sábado (17), foi marcada por uma live, transmitida pelas redes sociais, que divulgou os vencedores do concurso “A Cuca Nota 10 do Brasil”. Foram premiados participantes de Joinville, Indaial e Brusque. “O festival mais uma vez foi um sucesso. Mesmo diante de...
Continuar lendo...

Greve da Receita deve afetar serviços

Servidores da Receita Federal entraram em greve em protesto ao texto da PEC Emergencial. A proposta de emenda à constituição, já aprovada no senado, deverá ser analisada pelos deputados no plenário da câmara. O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal anunciou que a toda categoria deve cruzar os braços. A medida afeta serviços de fiscalização nos aeroportos, atendimento ao contribuinte e em...
Continuar lendo...

Senhas para inscrições no processo seletivo da Secretaria de Obras

Tendo como objetivo evitar aglomerações, a prefeitura de Brusque irá distribuir 50 senhas pela manhã e 50 à tarde durante o período de inscrições do Processo Seletivo para Secretaria de Obras. As inscrições iniciaram nesta terça-feira (16) e seguem até quinta-feira (25). A entrega de senhas será realizada a partir de quarta-feira (17), com início às 8h e às 13h30. Nesta...
Continuar lendo...