Anvisa irá inspecionar fábricas das vacinas Covaxin e Sputnik V no próximo mês

As fábricas de duas vacinas contra o novo coronavírus serão inspecionadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início de março. O órgão anunciou ontem (13) à noite que vai vistoriar as instalações de produção da Coxavin, desenvolvida por um laboratório indiano, e da Sputnik V, criada na Rússia, mas em fabricação no Brasil.

Nenhum dos dois imunizantes tem pedido para uso emergencial ou aplicação em massa no país. No entanto, a inspeção das fábricas antes do pedido formal acelera o processo de análise e de aprovação para a aplicação no Brasil.

Em relação à Coxavin, a Anvisa anunciou que a inspeção será feita entre 1 e 5 de março na instalação da Precisa Farmacêutica, representante do laboratório indiano Bharat Biotech no país. A vistoria na fábrica da União Química, parceira brasileira do Instituto Gamaleya, da Rússia, está marcada para 8 a 12 de março. A fábrica da União Química fica em Guarulhos (SP).

Caso as fábricas estejam de acordo com os padrões da Anvisa, receberão o Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF). No último dia 8, a Pfizer/Biontech, pediu o CBPF para três locais de fabricação. O laboratório tem outras quatro fábricas certificadas pela Anvisa.

Atualmente, além da Pfizer, os produtores de três vacinas – AstraZeneca, Janssen e CoronaVac – têm fábricas aprovadas pela Anvisa. No entanto, somente as vacinas da AstraZeneca e CoronaVac estão com o uso emergencial liberado pelo órgão. Entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, os produtores da AstraZeneca e da vacina da Pfizer pediram o registro definitivo à agência.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Luciano Hang projeta futuro de imóvel adquirido recentemente: "É a economia girando"

Após arrematar mais um imóvel da antiga Companhia Industrial Schlösser, desta vez o localizado na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Brusque, a Havan já iniciou as obras no local.  No terreno, que foi adquirido por R$ 7,5 milhões, já há a presença de funcionários e máquinas realizando a limpeza do local, que estava abandonado há um bom tempo.  Luciano Hang, proprietário da Havan,...
Continuar lendo...

Ari Vequi pede que brusquenses redobrem os cuidados com a pandemia

A secretaria de saúde registrou desde segunda-feira (15) até as 17h de sexta-feira (19), 1.586 atendimentos no Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios (CT), que funciona no pavilhão da Fenarreco exclusivamente para pacientes com suspeita da COVID-19. Com um aumento de 30% da média diária, novas equipes de servidores como médicos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais foram relocados para o setor.  Na...
Continuar lendo...

"Estamos no pior momento", diz Vequi sobre Covid-19 em Brusque

Eventuais medidas mais restritivas que as impostas elo governo do estado no combate ao Coronavirus podem ser implementadas em Brusque na próxima semana. Mas eles devem se ater ao limite de horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais, principalmente aquele que possuem expediente noturno. O crescente número de casos e pessoas hospitalizadas abriu o alerta na cidade. De acordo com o prefeito Ari Vequi, durante entrevista à Rádio Cidade nesta...
Continuar lendo...