A Secretaria de Saúde de Brusque realizou um Levantamento Epidemiológico da Cárie Dental nas escolas e Centros de Educação Infantil da rede municipal de ensino. A pesquisa foi realizada com crianças de cinco e 12 anos, quando, em média, inicia-se a esfoliação da dentição decídua (conhecidos como dentes de leite) e conclusão da permanente, respectivamente.
Ao todo foram avaliadas 2.107 crianças, sendo 1.447 com cinco anos e 660 de 12 anos, ao longo do ano de 2019. O índice utilizado para o levantamento foi o CPO-D, que calcula a média de dentes cariados, perdidos e obturados em crianças de 12 anos; e o CEO-D, que calcula a média de dentes decíduos cariados, esfoliados, em crianças de cinco anos.
Entre crianças de 12 anos, o índice ficou em 1,58 e nas de cinco anos, ficou em 1,96. Ambos os resultados caracterizam índice baixo, de acordo com a classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2012, a Secretaria de Saúde já havia feito um estudo com as crianças de 12 anos. Naquele ano o índice ficou em 4,25, considerado médio pela OMS. Em sete anos houve uma redução significativa de dentes afetados por cáries (57%), dentes perdidos (98,9%) e dentes restaurados (65%).
Estiveram envolvidos na pesquisa 16 profissionais de saúde bucal. As equipes atuaram simultaneamente nas escolas. No momento do exame, os alunos já estavam com a higiene bucal feita. Para o procedimento os profissionais utilizaram luvas, máscara e espátulas de madeira.
Secom