Justiça confirma exclusão de candidato do curso de formação da Polícia Militar


Após argumentação da Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE), a 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) confirmou a exclusão de um candidato desclassificado no Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar (CFSd). Na decisão, o desembargador Pedro Manoel Abreu, relator da matéria, reconheceu que o candidato era inapto por falta de idoneidade moral, tornando-o incompatível em face dos preceitos éticos e morais da instituição.

Após participar do concurso público para ingresso no CFSd, o homem foi eliminado na terceira fase do certame - o Questionário de Investigação Social (QIS). A desclassificação aconteceu pois, segundo apurações, o candidato possui histórico de uma série de condutas que configuram falta de idoneidade moral como associação ao tráfico, além de apresentar também duas conduções à delegacia por embriaguez ao volante, com o registro de negativa de submissão ao teste do bafômetro.

O candidato ajuizou ação contra o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina alegando que não foi notificado da eliminação do certame nem obteve de pronto os motivos da desclassificação da etapa de investigação social. Por isso, requereu a concessão de liminar para poder participar nas demais etapas da formação. A liminar foi concedida parcialmente permitindo a participação nas outras fases, mas não autorizou a posse nem a nomeação.

O Estado de Santa Catarina ingressou na ação como parte interessada. A PGE defendeu que a desclassificação está devidamente motivada e fundamentada, tendo sido aplicada dentro dos limites previstos no Edital e nas normas e procedimentos legais. Para a Procuradoria, a análise realizada durante o concurso destacou o envolvimento do concorrente em condições inadequadas para o exercício do cargo, diante das exigências específicas da carreira militar. “Dessa forma não pode o candidato com conduta social incompatível com o cargo pretendido ser considerado apto para ingressar na carreira militar”, destacou nos autos.

Além disso, os procuradores citaram decisão do STF que determina que o Poder Judiciário não pode rever os critérios determinados por banca examinadora de concurso público. Em sentença, o juiz confirmou a tese do Estado e negou o pedido do autor. 
Mesmo após recurso, a 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) confirmou a exclusão do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Estado.

Fonte: Secom

 

Dúvidas ou Sugestões

INSS inicia força-tarefa para reduzir fila para benefício assistencial

Um total de 1.383 servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) trabalham até 22 de março para desafogar a fila de pedidos para o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O órgão iniciou, no último dia 12, uma força-tarefa para acelerar as avaliações sociais, que analisam se o cidadão se enquadra nos critérios para receber o benefício assistencial. Pago a idosos a partir de 65 anos,...
Continuar lendo...

Reunião discute sobre desburocratização dos pedidos para loteamentos

Ontem quarta-feira (17) na sede do Samae em Brusque ocorreu uma reunião que teve como objetivo deliberar sobre a possível criação de uma comissão multi entidades que visa desburocratizar os diversos pedidos de viabilidade para loteamentos e outros tipos de empreendimentos. No encontro estiveram presentes, a superintendente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema), Ana Helena Boos; o diretor-presidente do Instituto Brusquense de...
Continuar lendo...

FCFS propõe retorno do Futsal profissional em Brusque

O presidente da Federação Catarinense de Futebol de Salão, Márcio Leandro D’Avila, esteve em Brusque na última semana para uma visita à Fundação Municipal de Esportes de Brusque (FME). No encontro com o diretor-geral da FME Brusque, Edson Garcia, foi debatida a parceria entre as duas instituições. Garcia falou sobre a visita. “Ele esteve aqui conhecendo toda a estrutura e aproveitou a visita para debater alguns...
Continuar lendo...