Toda a população brasileira será vacinada até fim do ano, garante ministro da Saúde

O Brasil vai imunizar contra covid-19 toda a população apta para receber a vacina até o fim do ano, segundo afirmou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, hoje (11), em audiência pública, no Senado.

Aos senadores, no plenário da Casa, ele disse que o ministério trabalha para imunizar toda a população “vacinável”. Segundo ele, metade do público-alvo será vacinada no primeiro semestre e a outra metade, no segundo semestre.

A vacina contra covid-19 não é indicada para menores de 18 anos, gestantes e lactantes porque não há estudos conclusivos sobre os efeitos do imunizante para esse público.

“Vamos vacinar o país em 2021, 50% até junho, 50% até dezembro, da população vacinável. Esse é o nosso desafio e é o que estamos buscando e vamos fazer”, disse Pazuello.

O ministro exaltou o trabalho do Instituto Butantan e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na produção das vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca, respectivamente.

Segundo ele, o Butantan trabalha para fabricar de 8 milhões a 12 milhões de doses por mês. Já a Fiocruz poderá produzir até 20 milhões de doses, por mês, assim que a fundação começar a fabricar o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), a partir de julho. Antes disso, ainda no primeiro semestre, a Fiocruz deverá entregar 100 milhões de doses.

Ao mesmo tempo, o ministro criticou as condições impostas pelos demais laboratórios produtores de vacinas, como a Pfizer, Janssen, Moderna e Sputnik V. Segundo ele, ou a vacina é muito cara, as doses são insuficientes ou a entrega é tardia. Diante disso, ele acredita que o destino do Brasil é ser um produtor de vacina, e não um comprador.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Confira as atividades da patrola e limpeza de valas da Secretaria de Obras

Nesta segunda-feira (15), a equipe de patrola da Secretaria de Obras realizou a manutenção das ruas Francisco Sassi, Oswaldo Maffezzolli e Dr. Olímpio de Souza Pitanga, no bairro Jardim Maluche.  Já a equipe de limpeza de valas deu continuidade à construção de enrocamento no bairro São Luís e na Avenida Beira Rio. Fez conserto na cabeceira da ponte na rua Sebastião Rossinsky, no bairro Águas Claras. Realizou a...
Continuar lendo...

Justiça acolhe recurso de Luciano Hang e anula decisão de juíza no caso do Jornal Folha de São Paulo

  O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) acolheu, nesta terça-feira, 9, o recurso do empresário Luciano Hang e anulou a sentença da juíza, Andréia Regis Vaz. A magistrada negou o direito de resposta do empresário, para a reportagem do Jornal Folha de São Paulo, que o acusou de financiar disparos em massa no Whatsapp. A matéria foi publicada em outubro de 2018. O caso tramita em paralelo à ação...
Continuar lendo...

Caminhão atropela e mata pedestre em Tijucas

No começo da manhã desta quarta-feira (17) por volta das 05h30 ocorreu um acidente de trânsito com vítima fatal na rodovia SC 410 km 12,400 no município de Tijucas. No local foi constatado se tratar de um atropelamento de pedestre envolvendo o veículo caminhonete Ford F-4000 do município de Porto Belo. O condutor do veículo foi identificado por testemunhas como sendo um homem de 69 anos de idade, que conduzia um caminhão do qual...
Continuar lendo...