“Algumas pessoas ainda estão resistentes à vacina”, afirma coordenadora da Vigilância Epidemiológica

O município de Guabiruba já recebeu 410 doses de vacinas contra o Coronavírus. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ana Lucia Tolentino explica que boa parte dos profissionais de saúde estão imunizados e que nesta quinta-feira (11) começou a vacinação em idosos acima de 90 anos.

Ana explica que a vacina é uma esperança. “É uma vacina que realmente traz uma expectativa boa para gente, o Covid-19 já deixou tanta gente doente, e perdemos outras tantas vidas. Mesmo com a vacina devemos seguir os cuidados, usando máscara e a higienização das mãos para que juntos possamos sair dessa situação”, salientou ela.

A coordenadora afirmou que a vacinação ainda encontra resistência. “Algumas pessoas ainda estão resistentes, é algo novo, e ficam receosa. Iniciamos nesta quinta a vacinação com os idosos, e existe também uma desconfiança, eles acabam comparando com a vacina da gripe que tem um mito, então tem sido um processo lento”, explicou.

Guabiruba tem respeitado as pessoas que não querem se vacinar. Conforme Ana, elas precisam assinar um termo justificando a motivação de não ser vacinado. “Estamos fazendo visita domiciliar, para facilitar, para o idoso não sair de casa, visitamos conforme o nosso sistema e ai se a pessoa não quiser fazer ela só assina um termo dizendo que não quis, um respaldo nosso, para comprovar que procuramos esse idoso”, contou.

Por outro lado a coordenadora diz que diariamente recebe ligação da comunidade querendo se vacinar. “As pessoas nos ligam, querem tomar a vacina, mas nos estamos seguindo os protocolos do Estado, e claro, o município presta contas para o Ministério da Saúde, é preciso relatar quem tomou, onde trabalha, então estamos fazendo tudo de acordo, por isso eu peço paciência da comunidade para aguardar o seu grupo”.

A cidade tem diminuído os números de casos, mas Ana pede cuidado da população. “Tivemos uma baixa nos números, ficamos contentes, mas a doença ainda existe, é preciso cuidado. Estamos tendo dificuldades das pessoas ficarem em isolamento”, finalizou.  

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Registro Nacional de Veículos possibilita transferência eletrônica de propriedade

Simplificar, reduzir os custos e desburocratizar o serviço de transferência de propriedade de veículos. É o que prevê o Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave), lançado nacionalmente no início do mês. Com ele, quem comprar um automóvel na loja revendedora ou concessionária poderá sair com o veículo já transferido para seu nome em qualquer hora do dia e da semana. O Renave permite a...
Continuar lendo...

Guabiruba não registra novos casos de covid-19; quatro estão internados

A Prefeitura de Guabiruba informa o Boletim Epidemiológico deste domingo, 28 de fevereiro de 2021: Não possui novos casos, Guabiruba registra 2773 casos de Covid-19, destes, 2646 estão recuperados e 103 estão ativos. O Centro de Triagem não detectou novos suspeitos, pois agora os resultados dos testes saem na hora. No total, a cidade possui quatro cidadãos internados em Brusque: dois na enfermaria e dois na UTI. Até agora, Guabiruba possui...
Continuar lendo...

Forças de segurança fiscalizam cumprimento de novo decreto

As forças de segurança de Santa Catarina trabalham de forma intensificada desde as 23h desta sexta-feira, 26, para garantir o cumprimento das novas medidas de enfrentamento à Covid-19 em todo território catarinense. Conforme as determinações do Decreto 1.172 do Governo do Estado, está suspenso o funcionamento de serviços não essenciais até as 6h de segunda-feira, 1º de março.  Na madrugada, as equipes...
Continuar lendo...