Conselho recomenda vacinação de presos e servidores de presídios

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária publicou, no Diário Oficial da União de hoje (9), resolução que recomenda, a autoridades da saúde, dar prioridade à vacinação de servidores e pessoas privadas de liberdade, no âmbito do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra o Covid-19.

Citando dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), a Resolução nº14 lembra que 42.517 presos foram contaminados pela covid-19 entre março de 2020 e janeiro de 2021. Desses, 133 presos morreram por causa da doença. Na comparação com a população brasileira, a taxa de infecção foi 47% maior, Já a de letalidade foi 87% menor.

As visitas sociais foram interrompidas em todos os presídios do país desde março de 2020. Apenas as visitas presenciais e atendimentos de advogados estão sendo retomados, mas de forma gradual em alguns estados. Em meio a esse contexto, o principal contato entre a população prisional e o mundo exterior passou a ser o de servidores dessas instituições penais.

A resolução acrescenta que “quanto maior a demora da vacinação no sistema prisional, maiores serão os gastos em 2021 com a prevenção e assistência à saúde da massa carcerária”. Além disso, lembra que o aumento de infectados na população prisional pode acabar demandando ocupação de vagas em estabelecimentos hospitalares, “sobrecarregando ainda mais o sistema de saúde pública”, além de possibilitar a libertação de mais presos, conforme previsto pela Resolução 62 do Conselho Nacional de Justiça.

Ao Ministério da Saúde e às secretarias estaduais de Saúde, a resolução recomenda que incluam, no rol das pessoas a integrar o grupo prioritário de vacinação, “todos os demais profissionais (estagiários, terceirizados, policiais militares, etc) que atuem nas unidades de custódia de pessoas privadas de liberdade, dado o risco inerente às atribuições”.

Dúvidas ou Sugestões

Covid-19: Prefeitura de Brusque edita novo Decreto nesta terça-feira (2)

A Prefeitura de Brusque editou na tarde desta terça-feira (2) o Decreto número 8.868, que estabelece novas medidas de enfrentamento à pandemia, no período de 14 dias. Vale lembrar, que no próximo fim de semana, conforme o decreto do Governo do Estado, os serviços não essenciais devem permanecer fechados, sendo o novo regramento municipal editado para os dias de semana.  O documento foi construído pelos membros do Comitê...
Continuar lendo...

Garrafa de whisky termina com polícia e um na Delegacia

A tentativa de furtar um garrafa de whisky não terminou bem para o autor do crime esta madrugada, em Brusque. Ele arrebentou o acesso a um estabelecimento comercial, localizado no Centro, por volta de 00h18. Para isso, o ladrão arrombou a fechadura da porta principal. Só que câmeras do local registraram toda a ação, inclusive o rosto dele. A Polícia Militar foi acionada e fez buscas nas redondezas, localizando o autor do furto. O...
Continuar lendo...

Cerca de 2500 estabelecimentos foram fiscalizados pela PMSC no fim de semana

A Polícia Militar de Santa Catarina realizou um trabalho especial de fiscalizações estaduais em vigor, no período da última sexta-feira, (12), às 18h, até às 8h desta segunda-feira, (15). Neste período, foram realizadas 2.493 fiscalizações em estabelecimentos comerciais, sendo que destes, oito foram interditados e 14 foram notificações por irregularidades.  Foram instaurados 48 Boletins de...
Continuar lendo...