Conselho recomenda vacinação de presos e servidores de presídios

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária publicou, no Diário Oficial da União de hoje (9), resolução que recomenda, a autoridades da saúde, dar prioridade à vacinação de servidores e pessoas privadas de liberdade, no âmbito do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra o Covid-19.

Citando dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), a Resolução nº14 lembra que 42.517 presos foram contaminados pela covid-19 entre março de 2020 e janeiro de 2021. Desses, 133 presos morreram por causa da doença. Na comparação com a população brasileira, a taxa de infecção foi 47% maior, Já a de letalidade foi 87% menor.

As visitas sociais foram interrompidas em todos os presídios do país desde março de 2020. Apenas as visitas presenciais e atendimentos de advogados estão sendo retomados, mas de forma gradual em alguns estados. Em meio a esse contexto, o principal contato entre a população prisional e o mundo exterior passou a ser o de servidores dessas instituições penais.

A resolução acrescenta que “quanto maior a demora da vacinação no sistema prisional, maiores serão os gastos em 2021 com a prevenção e assistência à saúde da massa carcerária”. Além disso, lembra que o aumento de infectados na população prisional pode acabar demandando ocupação de vagas em estabelecimentos hospitalares, “sobrecarregando ainda mais o sistema de saúde pública”, além de possibilitar a libertação de mais presos, conforme previsto pela Resolução 62 do Conselho Nacional de Justiça.

Ao Ministério da Saúde e às secretarias estaduais de Saúde, a resolução recomenda que incluam, no rol das pessoas a integrar o grupo prioritário de vacinação, “todos os demais profissionais (estagiários, terceirizados, policiais militares, etc) que atuem nas unidades de custódia de pessoas privadas de liberdade, dado o risco inerente às atribuições”.

Dúvidas ou Sugestões

Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 12 milhões

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas da Mega-Sena e o prêmio acumulado para o próximo concurso, na quarta-feira (09), é estimado em R$ 12 milhões. O concurso 2.378 foi realizado às 20h desse sábado (4), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. Foram as seguintes as dezenas sorteadas: 11 - 37 - 38 - 41 - 49 - 54. A quina teve 33 apostas vencedoras e cada uma vai pagar...
Continuar lendo...

Parcela do Auxílio Emergencial é liberada para trabalhadores nascidos em março

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em março podem sacar, a partir de hoje (4), a quarta parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro foi depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 20 de julho. Os recursos também podem ser transferidos para uma conta-corrente, sem custos para o usuário. Até...
Continuar lendo...

Educação em Diálogo apresenta atuação do pedagogo na Alemanha

A realidade do mercado de trabalho e da atuação profissional do pedagogo na Alemanha foi o tema da conversa virtual realizada pelo curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Nesta edição do projeto Educação em Diálogo, os estudantes conheceram Uly Marchi, a pedagoga brasileira, que vive há mais de 20 anos na Alemanha. No bate-papo virtual, promovido na disciplina de Espaços Múltiplos de...
Continuar lendo...