Alunos de Guabiruba voltaram às aulas na última segunda-feira

Cerca de dois mil estudantes voltaram às aulas presenciais na última segunda-feira, 8 de fevereiro. As unidades escolares acolhem aproximadamente 1350 crianças na Educação Infantil, 1450 nos Anos Iniciais e 1250 nos Anos Finais, totalizando 4 mil alunos. Porém, devido à pandemia, apenas metade estará fisicamente nas escolas. As novidades para este ano são as restrições devido à pandemia da Covid-19. Máscara, álcool gel e distanciamento são itens e cuidados obrigatórios para precaução quanto à saúde de alunos e funcionários.

As aulas presenciais não são obrigatórias. Os pais que preferiram manter os filhos em casa assinaram um termo de responsabilidade. As famílias que autorizaram as aulas presenciais, têm os filhos frequentando a escola de modo escalonado.

O novo método consiste em dividir uma turma em duas partes. Deste modo, as turmas se alteram a cada semana: nesta semana, metade das turmas frequentam as escolas presencialmente enquanto a outra metade realiza atividades em casa. Na próxima semana, quem estava em casa passa a frequentar a escola e quem estava na escola faz em casa as atividades passadas pelos professores. Turmas que possuem a quantidade de alunos comportada pela sala, referente à medida de distanciamento, terão aulas todos os dias.

O primeiro dia de aula

Depois de quase um ano afastados, crianças e adolescentes finalmente podem voltar para o ambiente escolar. Para a aluna Valentina Siegel Kohler, do 8º ano B da escola Padre Germano Brandt, mesmo com todas as restrições, poder rever os amigos e professores é gratificante. “Depois da pandemia, é a primeira vez que a gente pode dizer  ‘que bom voltar às aulas’, mesmo sendo de modo diferente. É muito especial ver todo esse carinho e atenção que a escola tem com a gente.”

Para garantir a segurança dos alunos, as escolas prepararam todos os ambientes de forma segura e acolhedora. Salas de aula com faixas delimitadoras de distanciamento, álcool em gel instalado em lugares estratégicos, aferimento de temperatura na entrada e pátio com sinalização, também para manter a distância adequada de 1,5 metro, são algumas das medidas tomadas em relação ao coronavírus.

Menos alunos, mais concentração e aprendizado. Este é um detalhe das aulas escalonadas que a professora de Língua Portuguesa, Núbia Krieger, destaca como ponto positivo. “Com turmas reduzidas, podemos dar mais atenção para os alunos, as aulas rendem mais e isso gera uma melhor qualidade no ensino”, conclui a professora da escola Padre Germano Brandt, no Aymoré.

Fila única

As inscrições para a Fila Única da Educação Infantil acontecem durante todo o ano. Os já inscritos são chamados individualmente via telefone ou WhatsApp. Para entrar na fila única, o cidadão precisa fazer o cadastro do filho em qualquer mês do ano na creche que lhe for viável. Lembrando que a criança precisa ter no mínimo quatro meses para ser matriculada na creche.

Uniformes e materiais escolares

Novos uniformes serão distribuídos nos primeiros dias de aula. Os alunos receberão três camisetas e duas bermudas referentes aos uniformes de verão. Os materiais escolares serão entregues ainda neste mês de fevereiro. Fazem parte do kit cadernos pequenos, grandes, de desenho, estojo e materiais de escrever e pintar.

Maiores informações junto à Secretaria Municipal de Educação pelo 47 3308-3102

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Carlos Moisés sanciona lei que que viabiliza a compra de vacinas pelo Estado

O Governo de Santa Catarina poderá comprar vacinas para o combate à Covid-19 diretamente de fornecedores. A medida está prevista na Lei nº 18.098/2021, sancionada pelo governador Carlos Moisés e já em vigor no estado. O Executivo deve priorizar a aquisição de imunizantes certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), reconhecidos internacionalmente e com taxa global de ao menos 50% de...
Continuar lendo...

Acidente no Bateas deixa jovens feridos

No final da tarde desta terça-feira (2), a Policia Militar Rodoviária foi acionada para uma ocorrência envolvendo um veículo e uma motocliceta, ambos com placas de Brusque. O acidente aconteceu por volta das 18:20, na Rodovia SC-108, no Bairro Bateas, em Brusque. O condutor da motocicleta de 24 anos de idade, e a passageira de 22 anos,  sofreram lesões leves e foram conduzidos ao hospital Azambuja por terceiros. O condutor do veículo, um jovem de...
Continuar lendo...

"Estamos no pior momento", diz Vequi sobre Covid-19 em Brusque

Eventuais medidas mais restritivas que as impostas elo governo do estado no combate ao Coronavirus podem ser implementadas em Brusque na próxima semana. Mas eles devem se ater ao limite de horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais, principalmente aquele que possuem expediente noturno. O crescente número de casos e pessoas hospitalizadas abriu o alerta na cidade. De acordo com o prefeito Ari Vequi, durante entrevista à Rádio Cidade nesta...
Continuar lendo...