Aulas presenciais; inicia o ano letivo em Brusque

Conforme o que já havia sido anunciado no final do ano passado, 2020, nesta segunda-feira (08) iniciou o ano letivo na rede municipal de ensino de Brusque. Neste dia 61 escolas retomaram as aulas presenciais, mas seguindo o protocolo de segurança na prevenção ao Coronavírus. Na manhã de hoje, na Escola Nova Brasília aconteceu o ato solene contando com a presença do prefeito Ari Vequi e da secretária de Educação Eliani Aparecida Busnardo Buemo.

Para a realização das atividades, cada unidade possui seu plano de contingência e sua comissão escolar, que  fará o acompanhamento diário do cumprimento do que foi estabelecido no plano, validado pelo Comitê Municipal de Contingência Covid-19. Na maioria das escolas municipais, as aulas presenciais são realizadas em semanas alternadas, dividindo assim os 70% dos 14 mil alunos que optaram pelo presencial, na pesquisa realizada pela Secretaria de Educação com as famílias. Vale lembrar, que a qualquer momento é possível rever a opção. 

Para garantir a segurança de todos, as escolas receberam nas últimas semanas, e vão continuar recebendo conforme a demanda, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como: máscaras para eventuais necessidades, face shields, papel toalha, álcool em gel, aventais descartáveis e luvas. Serão adquiridos também, aventais higienizáveis para os cerca de 300 profissionais que utilizam o material nas trocas de fralda (conforme portaria 983 de 15 de dezembro).

Assim como ocorre todos os anos, os profissionais de Educação passaram por formação continuada antes do início do Ano Letivo, tanto para questões pedagógicas, quanto sanitárias. Ao todo, mais de 2 mil profissionais receberam capacitação. Durante a permanência nas unidades de ensino é necessário manter o distanciamento social de 1,5 metro por aluno. Cada escola (de acordo com suas especificidades) orientou pais e estudantes sobre a nova rotina escolar, desde a chegada até o momento do aluno voltar para casa.

Uso de álcool em gel, aferição de temperatura e proibição do compartilhamento de materiais, são algumas medidas adotadas. Na oportunidade, também foram apresentados os uniformes e o Kit de materiais escolares que serão distribuídos aos estudantes. Também já foram entregues nas escolas mais de 50 mil itens de materiais de uso didático e administrativo.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

INSS disponibiliza extrato para declaração do Imposto de Renda

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem acessar o extrato para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021. O demonstrativo de rendimentos está disponível no Portal Meu INSS e no aplicativo de mesmo nome. Segundo o INSS, por causa das medidas de prevenção contra a pandemia de covid-19, o extrato só será fornecido por meio eletrônico neste ano. Após digitar a senha...
Continuar lendo...

Brusque soma 425 casos ativos de Coronavírus

O novo boletim epidemiológico, divulgado nesta quinta-feira (11) aponta que Brusque tem 16.120 casos confirmados de Covid-19. Nas últimas 24 horas foram registrados 59 novos casos da doença. Do total já registrado, 15.569 pessoas já estão recuperadas. Há 425 casos ativos e 2.569 pessoas foram vacinadas. A cidade tem no momento 11 pacientes internados na UTI e 14 em enfermaria. Há 220 pessoas monitoradas em residência. Desde o...
Continuar lendo...

Com foco no diálogo, CNBB e Conic lançam Campanha da Fraternidade 2021

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) lançaram hoje (17) a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021 com o tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”. De acordo com o secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, a campanha será voltada ao diálogo para a...
Continuar lendo...