Aulas presenciais; inicia o ano letivo em Brusque

Conforme o que já havia sido anunciado no final do ano passado, 2020, nesta segunda-feira (08) iniciou o ano letivo na rede municipal de ensino de Brusque. Neste dia 61 escolas retomaram as aulas presenciais, mas seguindo o protocolo de segurança na prevenção ao Coronavírus. Na manhã de hoje, na Escola Nova Brasília aconteceu o ato solene contando com a presença do prefeito Ari Vequi e da secretária de Educação Eliani Aparecida Busnardo Buemo.

Para a realização das atividades, cada unidade possui seu plano de contingência e sua comissão escolar, que  fará o acompanhamento diário do cumprimento do que foi estabelecido no plano, validado pelo Comitê Municipal de Contingência Covid-19. Na maioria das escolas municipais, as aulas presenciais são realizadas em semanas alternadas, dividindo assim os 70% dos 14 mil alunos que optaram pelo presencial, na pesquisa realizada pela Secretaria de Educação com as famílias. Vale lembrar, que a qualquer momento é possível rever a opção. 

Para garantir a segurança de todos, as escolas receberam nas últimas semanas, e vão continuar recebendo conforme a demanda, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como: máscaras para eventuais necessidades, face shields, papel toalha, álcool em gel, aventais descartáveis e luvas. Serão adquiridos também, aventais higienizáveis para os cerca de 300 profissionais que utilizam o material nas trocas de fralda (conforme portaria 983 de 15 de dezembro).

Assim como ocorre todos os anos, os profissionais de Educação passaram por formação continuada antes do início do Ano Letivo, tanto para questões pedagógicas, quanto sanitárias. Ao todo, mais de 2 mil profissionais receberam capacitação. Durante a permanência nas unidades de ensino é necessário manter o distanciamento social de 1,5 metro por aluno. Cada escola (de acordo com suas especificidades) orientou pais e estudantes sobre a nova rotina escolar, desde a chegada até o momento do aluno voltar para casa.

Uso de álcool em gel, aferição de temperatura e proibição do compartilhamento de materiais, são algumas medidas adotadas. Na oportunidade, também foram apresentados os uniformes e o Kit de materiais escolares que serão distribuídos aos estudantes. Também já foram entregues nas escolas mais de 50 mil itens de materiais de uso didático e administrativo.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

(VÍDEO)Falta de medicamentos na Policlínica impacta na vida de usuários

Depender de remédios é a rotina de muitos idosos, mas pior do que ser refém das medicações, é procurar e não encontrar. Esse é o caso da dona Marlise Linck. Aposentada e com problemas de saúde, ela está há dias procurando na Policlínica o remédio Pentoxifilina, que ajuda na circulação de varizes, mas por falta da medicação na rede pública ela teve que recorrer...
Continuar lendo...

Samae está com mais uma central de atendimento em Brusque

Uma nova central de atendimento do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), está disponível para o público, na rua Moritz Germano Hoffmann. As pessoas podem procurar o espaço para tirar dúvidas e resolver situações relacionadas aos serviços de água e esgoto, aqui em Brusque. Para o coordenador de atendimento do Samae, Fábio Petermann, a abertura do novo espaço, localizado representa...
Continuar lendo...

Lojista poderá registrar recebíveis de cartão a partir desta segunda

Depois de dois adiamentos, o Banco Central (BC) confirmou que, a partir desta segunda-feira (7), começará a funcionar o registro centralizado das receitas de lojistas com as vendas realizadas por cartão. Segundo a instituição financeira, a medida deve beneficiar principalmente micro e pequenas empresas, que poderão ter acesso a créditos com juros mais baixos ao oferecerem parte do que têm a receber aos bancos. Em nota, o BC informou...
Continuar lendo...